Especialidades

­Já ouviu falar em ejaculação retrógrada? Conheça os sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

Ejaculação retrógrada: o que é?

 

Em uma relação sexual, o sêmen (ou esperma) é lançado através da uretra para o exterior do corpo. Chamamos ejaculação retrógrada quando ocorre o contrário, ou seja: em vez de sair pela uretra, o esperma sai em direção à bexiga. Quando a ejaculação ocorre, o normal é que a bexiga bloqueie a “saída” (colo vesical), o que impede que o esperma entre dentro dela, fazendo assim com que este saia pela uretra e extremidade do pênis.

ejaculação retrógrada

 

Causas da ejaculação retrógrada

 

As causas da ejaculação retrógrada podem ser neurológicas, traumáticas ou medicamentosas.

ejaculação retrógradaNeurológicas: Entre as causas neurológicas encontra-se a esclerose múltipla, os traumatismos de coluna, neuropatia periférica secundária e a diabetes.

Traumáticas: Entre as causas traumáticas, encontramos as cirurgias abdominais ou pélvicas, que podem interferir na inervação da bexiga, originando assim o quadro. Alguns outros procedimentos cirúrgicos também podem originar a ejaculação retrógrada, como a resseção endoscópica da próstata, que interfere no colo vesical.

Medicamentosas: Entre as causas medicamentosas estão certas drogas que, utilizadas para tratamento de doenças cardíacas ou do aumento da pressão arterial, podem levar à ejaculação retrógrada.

 

Sintomas da ejaculação retrógrada

 

No momento do orgasmo, o indivíduo apresenta uma nítida diminuição ou ausência total no volume do esperma.

 

Diagnóstico da ejaculação retrógrada

 

O diagnóstico de ejaculação retrógrada consiste em um exame qualitativo de urina, colhido logo após o orgasmo e examinado ao microscópio. O exame verifica se há a presença de espermatozoides na urina ou não. Caso haja, o diagnóstico de ejaculação retrógrada é confirmado.

 

Conseqüências

 

A principal conseqüência da ejaculação retrógrada é a infertilidade masculina. Além dela, o desconforto físico e psicológico durante as relações sexuais também são mencionadas pelos pacientes que sofrem do quadro.

 

Tratamento da ejaculação retrógrada

 

O tratamento para a ejaculação retrógrada se dá através do uso de medicamentos capazes de fechar o colo vesical. Alguns destes medicamentos são a amitriptilina, aimipramina e a efedrina. A estimulação vibratória peniana e a eletroejaculação são técnicas especiais utilizadas principalmente em pacientes neurológicos. Em casos de infertilidade, é possível recuperar os espermatozoides, coletando-os na urina após o orgasmo e realizando imediatamente uma inseminação artificial. Para facilitar as relações na falta de ejaculação, o paciente pode usar lubrificantes especiais.

 

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

 

O que causa a ejaculação retrógrada?

É possível ter filhos quando se sofre de ejaculação retrógrada?

Alguns medicamentos podem provocar essa doença?

Essa doença é transmissível?

Ela tem cura?

Qual o tratamento?

 

Quer saber mais sobre ejaculação retrógrada e fertilização? Então não perca o vídeo abaixo:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Ejaculação feminina: mito ou verdade

Como retardar a ejaculação

Como retardar a ejeculação masculina, ejaculação precoce: Sim, tem solução!

Contra a infertilidade: Saiba mais sobre a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

Conheça as principais causas da infertilidade masculina

7 Perguntas e respostas sobre a infertilidade