Gestante

Grávidas: como planejar a hora do parto

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

Planejar o nascimento do seu bebê irá te ajudar a participar ativamente na forma em que ele veio ao mundo e também no que acontece imediatamente logo após o nascimento. Analise bem todas as opções disponíveis e escolha a que mais lhe agrada e converse com os seus médicos e seu parceiro. Desta forma, você vai conseguir um vínculo maior de confiança com todos os envolvidos no dia e proporcionar um trabalho mais feliz e confortável.

Plano de parto

Pense sobre o que é mais importante para você e em seguida, descubra o máximo que puder quão é possível na sua situação. O importante não é perder tempo em planejar algo que não será possível quando você estiver em trabalho de parto.

Converse com o médico da família sobre os seus planos de parto no início da sua gravidez. Se você for realizar o parto em um hospital, é uma boa pedir indicações do hospital que estiver mais a ver com o que você planeja. Outra dica á conversar com o seu obstetra  e outros membros da sua equipe pré-natal – eles vão ser capazes te dar conselhos e indicações com a experiência de outras mães que passaram por eles. Uma das razões para fazer um plano de parto é poder pensar em tudo com cuidado e com tempo para chegar na hora e não haver suspresas. Quando você estiver tendo as contrações não vai estar no clima de discussão!

A visão do hospital

Sua equipe do hospital vai acolher a preparação que você fez para o parto e vai encorajá-la a se envolver. Algumas mães costumavam receber reações ruins dos funcionários do hospital, alegando que os planos interferiam as práticas normais. É improvável que isso aconteça agora – na verdade, as suas exigências serão bem notadas depois de conversar com o obstetra.

Planejando junto

A cooperação é uma parte importante de um plano de parto. Trabalhar com o seu parceiro e seus assistentes em todos os detalhes vai aliviar a ansiedade que você possa ter e vai ajudá-la a sentir-se mais confortável no nascimento do seu bebê. Verifique se o pessoal está ciente de qualquer plano alternativo que você optou- eles vão querer seguir seus desejos, desde que você e seu bebê não estejam em risco. Uma vez que você falou o que é importante para você, providencie uma cópia dos planos dos itens importantes para cada um da equipe de parto. Será prático se alguém que não conhecia os planos estiver que estar presente no seu parto.

Considerações

Pense em quem estará presente na hora do nascimento, que tipo de alívio de dor que gostaria ter, em que posição você pretende dar a luz; como você se sente sobre a episiotomia e indução; como você prefere que o parto seja gerenciado e se deseja ou não amamenta. Quando o plano estiver pronto, certifique-se que todos envolvidos estão cientes.

Coração grávida

Não deixe de incluir no plano qualquer necessidade particular que você possa ter enquanto estiver no hospital- por exemplo, se você é vegetariana ou se você segue alguma outra dieta especial.

Planos alternativos

O seu plano de parto deve ser detalhado, incluindo todas as suas preferências, mas é uma boa idéia ter um plano alternativo, só para garantir.

Alguns pontos a considerar

  • Hospital/parto em casa
  • Indução médica do trabalho de parto/espontâneo
  • Amniotomia (ruptura artificial de membranas) se necessário/ ruptura espontânea
  • Feto monitorado eletronicamente por um curto período de tempo/ monitoração do feto contínua
  • Nada por via oral apenas em cesariana de alto risco/ comer e beber quando desejado
  • Tipos de alívio de dor: petidina, epidural, gás e ar, exercícios respirátorios, TENS,etc
  • Cateterismo apenas com epidural/ bexiga vazia conforme necessário
  • Empurrar forçado/ espontâneo
  • Mãe tocar a área vaginal, a cabeça do bebê quando estiver saindo, erguendo o bebê para fora
  • Uso de sintometrina para acelerar a saída da placenta/ expulsão natural da placenta.