Vitaminas

Conheça os benefícios da vitamina B12 para a saúde óssea

Por Redação Doutíssima 22/12/2013

Break-dancing-granny

Uma dosagem baixa de vitamina B12 no organismo pode exercer impacto negativo na saúde óssea. Os ossos consistem em uma matriz complexa de tecidos conjuntivos fibrosos, como colágeno e minerais, incluindo cálcio e fósforo. Diversos aspectos de sua dieta são importantes para manter ossos saudáveis, incluindo consumo adequado de cálcio, fósforo, magnésio, zinco e vitaminas C, B6, B12, D e K.

 

COMO O SEU CORPO ABSORVE A VITAMINA B12

A B12 é uma vitamina hidrossolúvel, normalmente ligada à proteína nos alimentos. Ela é essencial ao desempenho de diversas funções corporais, como produção de células hemácias, funções neurológicas, síntese de DNA, além de metabolismo de gordura e proteínas. O ácido clorídrico, as enzimas proteolíticas e um componente conhecido como fator intrínseco, presentes nas secreções gástricas, são necessários para liberar a vitamina B12 de sua associação à proteína alimentar, para que possa ser absorvida pelo organismo. Ao longo dos anos, absorver quantidades suficientes de vitamina B12 pode se tornar mais difícil, especialmente se você sofre de problemas intestinais ou segue uma dieta vegana/vegetariana. Além de problemas ósseos, a falta de vitamina B12 no organismo pode causar anemia e prejudicar o raciocínio.

 

MELHOR DENSIDADE ÓSSEA

A vitamina B12 participa das atividades das células ósseas, da formação dos ossos e da produção de células hemácias – todas muito importantes para a saúde óssea. De acordo com o estudo publicado em outubro de 2004 no “The Journal of Bone and Mineral Research”, níveis baixos de B12 no organismo estão associados à diminuição da densidade óssea. Isto significa que seus ossos são pobres em minerais que são essenciais para fortalecê-los. Ao longo dos anos, os ossos tornam-se mais fracos, quebradiços e porosos, podendo acarretar a osteoporose. Consumir uma quantidade adequada de vitamina B12 pode ajudar a prevenir osteoporose.

 

PREVENÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS

A baixa densidade óssea pode aumentar o risco de fraturas. O estudo publicado em 2009 pelo “Clinical Chemistry and Laboratory Medicine” indica que vegetarianos têm pouca vitamina B12 no organismo, aumentando a ocorrência de remodelamento ósseo, resultando em maior risco de fratura óssea. À medida que envelhecemos, a falta de vitamina B12 no organismo pode aumentar o risco de fraturas ósseas, conforme indica o estudo publicado em março de 2009 no “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.” Fraturas ósseas em idosos podem levar à morte ou à necessidade permanente de cuidados hospitalares intensivos.

Stake from a trout with vegetables

COMO AUMENTAR SEU CONSUMO

Para evitar estes problemas ósseos, é necessário consumir vitamina B12 em quantidade suficiente por meio de alimentos. Adultos precisam de, no mínimo, 2,4 microgramas diários, de acordo com o Institute of Medicine. A B12 pode ser encontrada em alimentos ricos em proteína, como frutos do mar, carne bovina, leite, iogurte, queijo, ovos e frango. Cereais matinais são geralmente fortificados com vitamina B12. Caso não seja possível consumir a quantidade necessária de B12 por meio da dieta, consulte um médico à respeito de opções de suplementos. Comprimidos sublinguais e injeções de B12 podem trazer benefícios nestes casos.