Filhos

Como prever a data de nascimento do seu bebê

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

bebê dormindo

A vida seria muito mais simples se você pudesse ter a certeza de que a data prevista de nascimento é na verdade o dia que você vai parir, mas a vida muitas vezes não é tão simples assim. Segundo a maioria dos estudos, apenas um em cada 20 bebês realmente nasceu em sua data prevista. Porque uma gravidez normal pode durar de 38 a 42 semanas, a maioria nasce de qualquer forma dentro de duas semanas dessa data – o que mantém a maioria dos pais na expectativa até o dia do parto.

Como calcular

É por isso que o termo médico “data prevista de nascimento” é DPP, ou data prevista do parto. A data que seu médico lhe dá é apenas uma estimativa fundamentada. Geralmente é calculada da seguinte forma: Subtraia três meses a contar do primeiro dia do seu último período menstrual (UPM), em seguida, adicione sete dias – essa é sua data de prevista de nascimento. Por exemplo, digamos que seu último período começou no dia 11 de abril. Conte três meses para trás, você obtém janeiro, e em seguida adicione sete dias. Sua data prevista de nascimento seria 18 de janeiro.

Este sistema de datas funciona bem para mulheres que têm um ciclo menstrual muito regular. Mas se o seu ciclo é irregular, o sistema pode não funcionar para você. Digamos que você costuma ter seu período a cada seis ou sete semanas, e você não teve um a cada três meses. No teste, você descobre que está grávida. Quando foi que você concebeu? Uma vez que uma DPP confiável é importante, você e seu médico terão que tentar achar uma. Se não for possível identificar a concepção ou não souber quando foi a última vez que você ovulou. Há pistas que podem ajudar.

 

Pistas que podem te ajudar

A primeira pista é o tamanho do seu útero, que será observado quando o seu exame inicial interno da gestação for realizado. Ele deve estar de acordo com o seu estágio suspeito de gravidez. A segunda pista será uma ultrassonografia precoce que pode datar com mais precisão o momento da gravidez. (Observe que nem todas as mulheres farão uma ultrassonografia precoce. Alguns médicos pedirão esse exame rotineiramente, mas outros só recomendarão um se seus períodos menstruais são irregulares, se você tem um histórico de abortos espontâneos ou complicações da gravidez, ou se a data prevista de nascimento não pôde ser determinada com base no seu UPM e exame físico).

Mais tarde, há outros marcos que confirmarão sua data: a primeira vez que o batimento cardíaco fetal for ouvido (cerca de 9 a 12 semanas de gestação, com um Doppler), quando a primeira agitação for sentida (cerca de 16 a 22 semanas de gestação), e a altura do fundus (a parte superior do útero) em cada visita (por exemplo, ele alcançará o umbigo em cerca de 20 semanas). Estas pistas serão úteis, mas ainda não são definitivas. Apenas seu bebê sabe ao certo quando sua data de nascimento será … e o bebê não está lhe contando.