Amamentação > Filhos

Sem tabu! Veja dicas para amamentação em público

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

amamentação em público

‘Estou planejando amamentar a minha filha no peito por pelo menos seis meses, e sei que não poderei estar em casa todo esse tempo. Mas, tenho minhas reservas sobre amamentá-la em público’.

Em muitas partes do mundo, uma mãe amamentando seu bebê não atrai muito mais atenção do que uma mãe dando a mamadeira para seu filho. Mas, o Reino Unido tem sido mais lento para aceitar a amamentação no peito em público. Ironicamente, embora o peito seja celebrado em filmes, nas revistas e na passarela, ainda pode ser uma tarefa difícil quando há um bebê que se alimenta dele.

Felizmente, amamentar em público está começando a ser mais aceito e mais fácil de fazer em mais e mais lugares. Então, não é porque você está amamentando é que você terá de ficar confinada pelo período que o fizer. Com um pouco de prática, você vai aprender como amamentar no peito tão discretamente que somente você e sua filha saberão que ela está almoçando. Para tornar a amamentação pública mais privada:

  1. Fique vestida. Com a roupa certa, você pode amamentar o seu bebê em frente a uma multidão sem expor nem um centímetro de pele. Desabotoe a sua blusa ou levante levemente a sua blusa. A cabeça do seu bebê cobrirá qualquer parte do seu seio que possa ficar exposta.
  2. Pratique em frente a um espelho antes de se aventurar em público. Você verá que, com posicionamento estratégico, você ficará completamente coberta. Ou peça ao seu marido (ou amiga) para ver você alimentar o bebê as primeiras vezes que você o fizer em público. Ele pode monitorar qualquer contratempo.
  3. Coloque um cobertor ou xale sobre o seu ombro para formar uma tenda sobre o seu bebê. Mas com cuidado para não cobrir o seu bebê completamente. Ela ainda precisará respirar, então se certifique de que a tenda dela esteja bem ventilada. Quando você e o bebê estão comendo juntas, você também pode usar um grande guardanapo.
  4. Vista o seu bebê. O carregador de bebê sling faz da amamentação em público extremamente discreta. Colocando o bebê nesta espécie de faixa permite que você coma, assista a filmes e até mesmo caminhe enquanto amamenta. As pessoas vão pensar que o seu bebê está apenas dormindo.
  5. Crie a sua própria zona de privacidade. Ache um banco sob uma árvore, escolha um canto com uma cadeira espaçosa em uma loja de departamentos ou sente-se em uma cabine no restaurante. Afaste-se das pessoas enquanto o seu bebê está agarrado, e volte quando o seu bebê estiver bem posicionado em seu peito.
  6. Procure por acomodações especiais. Muitas grandes lojas, shopping centers, aeroportos e até mesmo parques de diversões têm salas reservadas para mães amamentarem, completas com cadeiras de balanço confortáveis e trocadores. Ou, procure um banheiro com uma sala de estar separada para o seu bebê jantar prazerosamente. Se nenhuma dessas forem opções para onde você está indo, e você preferir amamentar sem uma multidão, alimente o bebê em seu carro estacionado antes de sair para o seu destino, se a temperatura permitir.
  7. Alimente antes da agitação. Não espere até o seu bebê ficar agitado para começar a amamentá-la. Um bebê aos berros atrai a atenção que você não quer quando você está amamentando em público. Em vez disso, preste atenção aos sinais de fome do seu bebê e, sempre que possível, antecipe o choro com uma refeição.
  8. Faça o que vier naturalmente. Embora as mães não tenham o direito legal de amamentar no peito em público no Reino Unido, se você se sentir bem amamentando em público, vá em frente e faça-o. Se não, mesmo depois de alguma prática, opte por privacidade sempre que puder.