Saúde Mental

Saiba por que a amizade verdadeira faz bem à saúde

Por Redação Doutíssima 18/04/2015

Dia de comemorar uma amizade verdadeira poderia ser todos do ano. Porém, para surpresa de muitos, no Brasil, há duas datas para lembrar daquelas pessoas que só fazem bem a você. A primeira, embora não seja regulamentada, é 18 de abril. A segunda é a mundialmente conhecida, 20 de julho, que coincide com a chegada do homem à lua.

Nunca é tarde para uma amizade verdadeira

Se você passou a vida inteira preferindo o isolamento, é natural que seu círculo de amizade seja muito restrito ou até inexistente. Mas saiba que os amigos estão em toda parte, cabe a você encontrar afinidades nas pessoas e descobrir um mundo novo com elas para viver mais e melhor.

amizade verdadeira

Amizade verdadeira comprovadamente traz benefícios para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Os benefícios da amizade verdadeira

A  amizade verdadeira, comprovadamente, faz bem à saúde. Conheça tudo de bom que aquele amigo de fé, irmão, camarada, de todas as horas, pode trazer para você.

1. Ajuda no combate ao câncer

Aumente seu circulo de amigos verdadeiros porque, caso você tenha sido vítima de algum tumor maligno, a chance de morrer em decorrência dele é quatro vezes menor se tiver uma galera apoiando você.

Segundo, um estudo feito em 2006, com cerca de 3 mil enfermeiras acometidas pelo câncer de mama, as que tinham mais de 10 amigões próximos diminuíram as chances de morte. A explicação é que a amizade verdadeira se torna uma forma de proteção à saúde.

2. Fortalece o cérebro

Quer manter a saúde cerebral em dia? Tenha bons amigos. Na Universidade de Harvard, cientistas descobriram, em 2010, que a amizade verdadeira ajuda o nosso cérebro enquanto envelhecemos.

3. Faz a vida ficar mais positiva

Imagine você subindo uma montanha com um mochilão pesado nas costas. Foi isso que a Universidade de Virginia, nos Estados Unidos pediu, em 2010, que 34 estudantes fizessem. O objetivo era saber o quão íngreme era a subida. Parece algo sem sentido, mas, para aqueles que subiram perto de seus amigos, a subida parecia menor do que os que foram sozinhos.

A conclusão dos pesquisadores é que, para quem tem uma amizade verdadeira os problemas parecem menores do que eles realmente são e isso faz a vida ficar bem melhor.

4. Encontre seus amigos das redes sociais

É provável que você se sinta mais à vontade nas redes sociais com os amigos que nunca encontrou pessoalmente do que com os quais convive diariamente. Se é esse o caso, verifique a logística (distância, tempo disponível) e promova um encontro, com um ou mais amigos.

Uma tarde no shopping, em um café, em uma atividade que todos curtem, pode fazer você descobrir bons e novos amigos para a vida inteira.

5. Dê uma chance para seus colegas de trabalho

Muitos convidam você para sair, ir a uma festa em uma residência, ou passar algumas horas fora do ambiente de trabalho e você sempre arruma uma desculpa para não ir. Dê uma única chance a essas pessoas.

Se elas estão lhe convidando é porque gostam de você. Procure conhecê-las melhor. Quem sabe, não é ali que mora a sua grande amizade?

6. Viaje sozinho

O conselho pode parecer contraditório, mas viajar sozinho pode proporcionar muito mais chance de você encontrar novos e verdadeiros amigos do que viajar acompanhado de pessoas que você já conhece. Aproveite o momento no qual você está aberto a novas experiências e inclua novas vidas na sua.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!