Saúde Mental

Anorexia também é um problema entre os homens

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

Anorexia Masculina - farpasebitaites blogspot  com

Se engana quem pensa que o problema atinge apenas em mulheres. Embora seja mais comum entre elas, o número cresce de casos de homens com anorexia. O Ambulatório de Transtornos Alimentares (Ambulim), do Hospital das Clínicas (São Paulo), recebe em média 25 novos casos de homens por mês e cerca de 70 de mulheres. Desses homens 50% tiveram problemas de obesidade na infância. Geralmente a anorexia entre homens ocorre aos 14 a 18 anos de idade e os sintomas são semelhantes aos que acontecem com as mulheres.

Consequências

Ela costuma agir silenciosamente no organismo e provocam danos intensos. A doença pode comprometer diversas funções vitais, tais como o funcionamento do intestino e do estômago, anemia, problemas cardíacos e, em casos mais graves, levam à morte. As consequências da anorexia nervosa no organismo dependem dos meios que a pessoa usa para alcançar seu objetivo de perder peso. Se a pessoa toma muito laxante, terá problemas no intestino ou se faz exercícios em excesso, pode perder massa muscular. A falta de alimentação é um problema para qualquer organismo.

Mas quais são as causas?

As causas ainda são desconhecidas, pois são casos que envolvem muitos fatores sociais, acredita-se que a anorexia nervosa é motivada por fatores genéticos associados a fatores como pressão social, problemas emocionais e motivações estéticas. Porém, deve-se frisar que a questão da estética, ao contrário do que se divulga, não é a principal causa da doença e sim um fator desencadeante em pessoas com pré- disposição genética ou outros problemas emocionais.

Cerca de 90% dos casos de anorexia atingem os adolescentes. Normalmente, são jovens que têm um histórico de obesidade, de baixa auto-estima, timidez ou sofrem algum tipo de repressão de pais e familiares. Os jovens são mais suscetíveis às pressões externas e se sentem na obrigação de agradar. Como vivemos em um a sociedade que valoriza a estética, o corpo faz toda a diferença na hora de se relacionar socialmente, daí o aumento do número de casos.

Tratamento

Os médicos ainda aconselham aos familiares e doentes a procurarem ajuda para se orientarem sobre o tratamento, que é multidisciplinar, pois necessita de psiquiatra, nutricionista e clínico geral. Acredita-se que ainda é fundamental para a superação da doença trabalhar a autoestima e recuperar o peso normal: “quando a paciente está fora do peso, não processa direito informações e tende a diminuir sua percepção das coisas. Recuperar o peso e a autoestima é fundamental para salvar estes pacientes.