Saúde Mental

Medo do escuro pode ser superado: aprenda como ajudar seu filho

Por Redação Doutíssima 16/08/2014

Um dos principais temores que assolam as crianças durante a noite é o medo do escuro. O misterioso e inabitável ambiente negro que toma os quartos antes de dormir é o responsável por grande parte dos pesadelos e choros. Mas existe tratamento e os próprios pais podem ajudar os filhos a superar esse problema.

 

Medo do escuro é natural

 

O medo do escuro é algo natural, principalmente na infância. Siga as dicas abaixo e colabore no auxílio ao seu filho. O que não se pode fazer é tentar driblar o problema e deixar que ele durma sempre com a luz acesa, pois isso apenas irá colaborar para estender a fobia.

 

medo-do-escuro

Ensine seu filho que sentir medo do escuro é algo normal e esperado na infância. Foto: Shutterstock

 

Ajude o seu filho a superar o medo do escuro

 

Os pais tem um papel fundamental para que os filhos percam o medo do escuro. Para saber como lidar com essas situações, veja uma lista de atitudes que você deve ou não adotar para ajudar o seu filho.

 

1. Não o constranja por sentir medo

 

Não faça a criança pensar que você não dá atenção para o medo que ela sente. Isso a deixará com uma baixa autoestima e, consequentemente, aumentará o temor. A primeira coisa a fazer é deixar claro para a criança que sentir medo é algo normal.

 

 

2. Nunca diga “não tenha medo”

Essa frase, que sempre tenta nos acalmar, tem o efeito oposto. Quando alguém fala para você não ter medo, é aí que você se amedronta mais ainda.

 

3. Use objetos

 

Uma das saídas mais populares para enfrentar o problema é usar algum objeto de vínculo com a criança. Deixe-a dormir sempre com o seu urso de pelúcia preferido, por exemplo. Ele a ajudará a enfrentar o medo do escuro, lhe dando coragem e confiança.

 

4. Mostre a realidade

 

Algumas crianças fantasiam sobre a noite e o escuro. Uma forma de acabar com esse medo é levá-lo para dar uma volta pela rua durante o anoitecer, para que ele veja que o final do dia não é nenhum bicho de sete cabeças. A criança notará que tudo aquilo que ela imaginou não condiz com a realidade, e não vai mais sentir medo.

 

5. Mostre o outro lado

 

Se com o apagar das luzes o medo são os monstros que podem aparecer, a solução é mostrar filmes e livros em que esses monstros são do bem. Para esses casos, o filme “Monstros S.A.”, da Disney/Pixar, é uma ótima recomendação. O medo pode sumir quando a criança reparar que nem todos os monstros são malvados.

 

6. Mergulhe na fantasia

 

Se a criança ainda não se deu por vencida e acha que os monstros vão atacá-la à noite, entre nesse universo fantasioso junto do seu filho. Borrife água pelo quarto e diga que é um repelente de monstro.

 

Faça de conta que está lançando feitiços para proteger o quarto de invasão de bruxas. Essas técnicas podem fazer com que a criança sinta-se mais segura e perca o medo do escuro com o tempo.

 

7. Não exagere na proteção

Muitas vezes os pais querem proteger os seus filhos e evitam situações em que eles possam sentir medo. Essa decisão não é a mais acertada. Cedo ou tarde a criança será exposta a alguma situação nova ou diferente e ela precisa estar preparada para enfrentá-la.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!