Saúde Mental

Deixe o receio de lado e aposte em 4 dicas para mudar de vida

Por Redação Doutíssima 05/07/2015

Mudar de vida pode ter um sentido diferente para cada pessoa. Pode significar a troca de emprego, de casa ou de cidade. Ou nada disso. O comum, em qualquer situação, é o receio em dar o primeiro passo, o que muitas vezes acaba por atrapalhar, ou mesmo impedir, qualquer movimento à frente.

 

As pessoas que tentam, sabem que não basta ter vontade para mudar de vida. É preciso ter coragem. Mas há formas de fazer com que esse processo não seja doloroso, nem impossível.

Acontece que mudar de vida tem a ver com escolhase com elas, algumas perdas são inevitáveis. É aí que o medo se estabelece.

mudar de vida

Reflexão e planejamento são importantes para quem deseja mudanças na vida. Foto: iStock, Getty Images

 

Mudar de vida é saber abrir mão

Dessa forma, o processo de mudança, em muitos casos, acaba por ser mais importante do que a própria mudança, como explica a psicóloga Gabriela Moraes. “É por isso que as pessoas têm tanto medo, elas temem abrir mão de algumas coisas das quais acreditam ser dependentes. Há um medo extremo de olhar para si e rever seus valores”, diz Gabriela.

Assim, mudar de vida acaba sendo um plano distante e a existência pode se tornar frustrante. As pessoas se acomodam e seguem com a vida que sempre tiveram, suspirando pelos cantos e desejando algo que poderiam ter, mas que não tiveram coragem de buscar.

É a chamada “zona de conforto”, pois também há o receio de que a nova vida pode ser pior que a atual. Mas sempre haverá a presença daquele “fantasma” da mudança, do sonho.

Passos para mudar de vida

Então, se você quer mudar de vida, mas ainda não sabe como e é assombrado pelo medo de que nada pode dar certo, Gabriela dá algumas dicas que podem se úteis nessa caminhada.

1. Saiba o que o torna infeliz

Submeter-se a sessões de terapia pode ajudar nesse processo fundamental de reflexão. É por aí que você vai descobrir o que realmente lhe deixa triste ou frustrado, será o primeiro passo para a mudança que o fará realizar o seu desejo de mudança.

2. Faça planos

Depois de identificar o que lhe entristece, é hora de planejar. Mas é importante, nesse estágio, sair do plano das ideias e partir para as ações. Isso pode variar, dependendo do seu objetivo.

3. Vença as barreiras

Colocar essa etapa em funcionamento exige que você tenha passado pelas primeiras já citadas. Mas, acredite, se chegar até aqui, estará mais seguro para seguir adiante. Não se trata de um terreno plano, com certeza você encontrará obstáculos, no entanto, saberá como enfrentá-los.

Entenda as dificuldades, mas não foque somente nelas, fortaleça a busca pela solução e tenha em mente que só depende de você. A terapia pode ajudar, mas não resolve nada sozinha.

4. Pense no sucesso

Não alcançar plenamente a realização do seu sonho não é sinônimo de fracasso. Entenda e acredite nisso. Se você não chegou exatamente onde queria, pense no que isso significa de verdade. Em nenhum momento precisa acreditar que fracassou. A partir de agora, você poderá entender o quanto é capaz de sair da zona de conforto e mover-se na direção de uma mudança.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!