Saúde Mental

Anorexia : Saiba mais sobre anorexia: uma patologia da modernidade

Por Rafaela Monteiro 12/11/2013

Anorexia-300x200

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar,: Considerando as mudanças ocorridas na organização social e na estrutura e funcionamento das famílias nos últimos tempos, bem como o papel crucial que a instituição familiar continua exercendo no processo de desenvolvimento dos indivíduos, podemos evidenciar que essas transformações estão na base de diversos problemas psicológicos da pós modernidade.

Saiba mais sobre anorexia: uma patologia da modernidadeSaiba mais sobre anorexia: uma patologia da modernidade

 

Subjetividade e sociedade

A subjetividade pode ser entendida como o mundo interno de todo e qualquer ser humano. É composta por emoções, sentimentos e pensamentos com os quais o indivíduo se relaciona com o mundo externo e a partir dessa relação ele constrói suas marcas, valores, crenças, ou seja, sua história.

Percebemos que as cobranças de nossa sociedade atual mostram que a produção desse sistema de representações e simbolização, sua solidez, força e riqueza são maneiras de lidar com o que é colocado como padrão nos dias de hoje.

Para se enquadrar em tal parâmetro faz-se necessário que o sofrimento que possa vir a surgir desapareça, este pode ser aliviado ou ser exacerbado em função dos meios que a cultura e a sociedade oferecem aos seus membros.

anorexia

 

Anorexia como patologia da modernidade

A anorexia é uma psicopatologia da pós-modernidade e está cada vez mais comum nos consultórios de psicólogos e psiquiatras. Cada vez mais chegam nos consultórios pessoas com este tipo de doença complexa, que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

A anorexia afeta primariamente jovens do sexo feminino do Hemisfério Ocidental, mas também afeta homens, apesar de ser mais comum nas mulheres. Pode estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente.

anorexia

É possível olhar para esse tipo de psicopatologia como algo do contexto pós-moderno, como conseqüência de mudanças ocorridas na contemporaneidade, do forte apelo exercido pelos padrões de beleza e culto ao corpo.  Nessa doença, a comida é investida de libido (do latim significa “desejo” ou “anseio” e é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida), mesmo que a comida seja rejeitada como em certo tipo de anorexia.

Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para perder peso.  Sempre existindo grande esforço em não comer diante do grande apelo a magreza, existente na pós modernidade.

Assim, em um mundo marcado pela imposição de padrões de beleza, incluindo medidas, muitos indivíduos se sentem acuados e angustiados pelo medo de não fazer parte deste contexto. A saída para estes seria a busca desenfreada por esse ideal, mesmo que para isso seja necessário sacrificar o corpo, na maioria dos casos à saúde. A psicanalista Sapoznik acredita que a anorexia pode ser uma maneira de expressar no próprio corpo a necessidade de distinguir-se como sujeito, de encontrar uma identidade nessa sociedade que preza a uniformidade.