Saúde Mental

Sinais corporais: entenda como seu corpo adverte sobre o estresse

Por Redação Doutíssima 13/08/2014

Estamos a cada dia mais ocupados. E, quando as coisas são andam da maneira que queremos, sentimos perder o controle ou sobrecarregados. Nestas situações, costumamos dizer que estamos estressados, mas você realmente sabe como o estresse pode atuar no nosso organismo?

Estresse envia sinais corporais

O nosso organismo, quando está com sintomas de estresse, envia sinais corporais, que é uma maneira de dizer que precisa de cuidados. Muitas vezes, ignoramos estes sinais e o associamos a algo comum. O estresse, contudo, não é algo comum, já que pode ocasionar vários problemas, como depressão, doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

sinais-corporais

Organismo envia diversos sinais corporais para indicar a presença do estresse. Foto: Shutterstock

Como identificar os sinais corporais do estresse

Se você nunca pensou nisso, está na hora de perceber como o seu corpo está reagindo ao estresse, já que ele não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Veja quais são os principais sinais corporais que estão associados ao estresse e, assim, saiba se você sofre deste problema ou não.

Você está irritado

Se você sempre foi calmo e paciente, mas, de repente, sente que precisa de um esforço tremendo para controlar o seu temperamento, pode ser um dos sinais corporais relacionamos ao estresse. Isso ocorre porque o estresse constante esgota e enfraquece os mecanismos que controlam o humor.

Você sente vertigens

É difícil pensar direito quando você está realmente estressado. Isso porque uma onda de adrenalina faz com que o fluxo de sangue seja parcialmente desviado do cérebro e é enviado para os músculos. Assim, você pode fugir da ameaça, que é a maneira que o nosso corpo vê o estresse. Daí, a sensação de tontura.

Você se sente mais ofegante

Outro sintoma que faz parte dos sinais corporais que estão relacionados ao estresse é uma respiração mais ofegante. O estado de alerta do corpo faz com que os seus músculos necessitem do aumento dos níveis de oxigênio para funcionar melhor. A única maneira de fazer isso acontecer é acelerar o processo de respiração.

Você não consegue dormir

Um dos sinais que indicam estresse é a insônia. Uma série de pensamentos e sentimentos de ansiedade deixam você acordado por muito tempo. Normalmente, um complexo processo químico leva ao nosso adormecer todas as noites. Este processo é severamente prejudicado pela presença constante dos altos níveis de cortisol –  hormônio do estresse.

Você tem suor excessivo

Quando você está estressado, sua frequência cardíaca e respiração aceleraram e sua pressão arterial também aumenta. Isso faz com que você tenha que suar mais, a fim de manter a temperatura do corpo.

Você vai ao banheiro o tempo todo

Um dos sintomas que indicam estresse e ninguém nem percebe é a necessidade de ir sempre ao banheiro. Quando você está estressado, seu corpo fica empobrecido de vitamina B6 e isso pode levar à necessidade de urinar frequentemente. Algumas pessoas que sofrem de ansiedade padecem desta condição, principalmente à noite, o que impede de conseguir uma boa noite de sono.

Você tem infecções frequentes

Quando seu corpo envia sinais corporais de alerta, relacionados com o estresse, por exemplo, todas as outras funções corporais também sofrem alterações. O sistema imunológico é um deles. Se você está sempre doente, ou exames revelam infecções, pode ser um dos sinais do estresse, já que o seu sistema imunológico está lhe dizendo para você diminuir o ritmo.

Você está sem interesse em sexo

Acredite ou não, o seu corpo não registra o sexo como um item essencial, especialmente quando está em estado de alerta. Os altos níveis de estresse constante podem acabar de vez com a libido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!