A autorreflexão nada mais é do que processo de autoavaliação. Nesse processo, realiza-se uma reflexão sobre si mesmo e o que pode resultar em mudanças de comportamento.
É nesse momento de conhecimento e reconhecimento interior que se encontram outras alternativas de solução para a situação em questão.
Reunimos algumas perguntas que podem promover uma autorreflexão mais profunda que fará toda a diferença na sua vida.
Momento de autorreflexão e os outros
Quando você começa a se questionar sobre a sua vida, é importante pensar o seu papel em sociedade. Para isso, separamos algumas perguntas.
1. Eu me importo com as outras pessoas pensam de mim?
Viver em sociedade faz parte do que é ser um ser humano. O problema é quando essa preocupação com a opinião dos demais se torna excessiva e passa a atrapalhar nossas escolhas.
A primeira atitude a ser tomada é assumir quem você é, independentemente do que pensarão a seu respeito. Representar um personagem é cansativo e frustante.
2. Sei perdoar?
Sentimentos, como mágoas e arrependimentos, tornam-se obstáculos que não deixam com que você siga em frente com a sua vida. Você acaba carregando mágoas do passado e ficando sobrecarregada.
Antes de perdoar os outros, é necessário aprender a se perdoar. Lembre-se que cada escolha que fazemos na vida, estamos também renunciando a algo e sujeitos a erros. Somos humanos.
Faça uma autorreflexão a respeito das suas atitudes e transforme esses sentimentos para encontrar uma solução para seus conflitos internos.
3. Sei dizer não para as pessoas?
Dizer sim a todos não faz de você a pessoa mais legal. Muito menos trará reconhecimento ou a gratidão de todos. Nesse caso, se você tem por característica dizer sim a todos, esse ato se torna um fardo que a sobrecarrega.
Dizer sim a todos é um experiência frustante, pois se cria uma expectativa crescente sobre as pessoas que você tenta agradar. Expectativas que podem não ser correspondidas à altura.
Para evitar esse comportamento, pratique mais a autorreflexão e abandone essa atitude tão prejudicial.
Momento de autorreflexão e você mesma
Além de analisar o seu papel em relação ao outros, o mais importante é você se questionar sobre quem você é.
4. Escolhi a carreira certa para mim?
Muitas vezes, a preocupação com o que as pessoas pensam a seu respeito pode interferir na escolha de sua carreira. É preciso se perguntar se a carreira escolhida traz algum benefício para a sua vida.
Não importa se as vantagens sejam financeiras, de reconhecimento, valorização ou status. Se a profissão escolhida não acrescenta em nada na sua vida e se tornou um problema, está na hora de mudar.
5. Como vai o meu relacionamento?
Avaliar o desenvolvimento do relacionamento faz parte desse momento de reflexão de si mesma. É importante levar em consideração elementos como companheirismo, desejo sexual e o desejo de estar junto ao parceiro.
Encontre os motivos que a fizeram iniciar esse relacionamento. Se eles ainda forem válidos, busque uma aproximação.
Para fazer uma autorreflexão, é importante estar aberta para novos questionamentos sobre as mais diversas situações. Conhecer a si mesma é um processo longo que requer dedicação e paciência.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!