Amor e Sexo

Brigas no relacionamento: veja até que ponto elas são saudáveis

Por Redação Doutíssima 18/02/2015

Brigas no relacionamento, quando constantes, são um sinal claro de que algo não está bem. Estas situações não são o melhor caminho para mostrar o descontentamento frente a uma situação, entretanto, acontecem com frequência entre os casais.

 

brigas no relacionamento

As discussões podem servir para conhecer melhor o outro, mas na medida certa. Foto: iStock, Getty Images

Em alguns casos, as brigas no relacionamento são diárias e intensas, da mesma forma que o sentimento de um pelo outro. Ainda nestes casos, o ideal é procurar uma terapia para tratar o casal e encontrar novas fórmulas para a solução dos problemas conjugais.

Brigas no relacionamento só para fazer as pazes

 

É importante deixar claro que é normal um pequeno atrito de vez em quando, ainda que seja – e há até quem crie confusão só para isso -, para fazer as pazes, na cama, depois do desentendimento. De uma coisa todos têm certeza, homens detestam discutir a relação.

Mas ela precisa ser revista constantemente e é aí que as brigas no relacionamento, intensas ou não, são de certa forma, saudáveis. O que acontece, em geral, é que muitas vezes a briga acontece porque ele não quer a DR, e não pelo motivo que merece ser esclarecido.

Já existem estudos que mostram que para se falar com um homem não adianta colocá-lo sentado numa cadeira e conversar frente a frente. Seja qual for o tempo de relação e o tema da conversa, é muito importante saber discutir uma relação.

Brigas no relacionamento, com respeito e palavras adequadas pode ser sinônimo de evolução para o casal, enquanto uma discussão com ataques pesados pode ir minando a convivência aos poucos, até terminar de vez com o relacionamento.

As brigas no relacionamento ficam dentro da normalidade quando a imagem que um tem do outro não é alterada, quando não há ofensas, e sim comentários sobre o comportamento alheio. Considerando que a integridade emocional do casal é respeitada, neste caso, há maior chance de conciliação.

Brigas no relacionamento limpam a lixeira

 

Outro ponto positivo quando o assunto são as brigas no relacionamento, é que o casal deixa de acumular certos descontentamentos que só geram sentimentos ruins. O ideal é limpar a lixeira interna de vez em quando, conforme as coisas vão acontecendo. Esperar muito tempo para isso pode acumular muitas dores.

E se ainda se busca algo que possa ser positivo nas discussões conjugais, podemos apontar que são positivas para o casal na medida em que há a oportunidade de conhecer melhor anseios, desejos, necessidades, aborrecimentos um do outro.

Além disso, não se pode esquecer que, para algumas pessoas, as brigas são um combustível sexual. É o caso de quem briga para fazer as pazes na cama, como citado acima. Há também especialistas que garantem que as discussões (quando dentro da normalidade), são uma chance de aprendizado máximo sobre aquela pessoa com quem se está convivendo.

Uma relação entre casal exige muito de maturidade para uma convivência pacífica e evolutiva. Falar a verdade e pedir ajuda quando não se consegue superar alguma dificuldade é convidar o outro a refletir sobre a relação e propor uma parceria de compartilhamento.

Muitas vezes, a busca de uma terapia de casal pode ser a saída para uma relação que vai tendo, cada dia mais, brigas ao invés de convivências pacíficas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!