Relacionamento

Veja 7 dicas para reatar namoro sem mágoas

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

O relacionamento entre duas pessoas é uma coisa complicada, na qual não há regras, certo ou errado. Na maioria das vezes que um namoro termina, o melhor é que os dois aceitem e virem a página. Mas reatar namoro é possível em muitas situações, principalmente quando o tempo em que os dois ficaram separados serviu para amadurecê-los.

reatar-namoro

Um bom diálogo e mudança de atitude são fundamentais ao reatar o namoro. Foto: iStock, Getty Images

Quando reatar namoro é um bom negócio?

Primeiro, relembre bem os motivos que fizeram o relacionamento terminar. Reatar namoro só vale a pena caso você reflita e perceba que as razões não são tão graves quanto você pensava na época, ou então que os problemas já foram superados por uma ou duas das partes envolvidas.

Tomada a decisão, você precisa agora aprender a reatar namoro sem mágoas, esquecer as brigas passadas e recomeçar a história de amor. Veja nossas dicas de como fazer isso.

Aprenda a reatar namoro sem mágoas

1. Passe a limpo

Antes de tomar qualquer atitude, sente e converse com o seu ex. Faça isso quantas vezes for necessário, pela quantidade de horas que for preciso. Só retome o relacionamento se os dois tiverem certeza de que é isso que querem e, principalmente, se tiverem passado a limpo os problemas.

Veja bem, não se trata de brigar novamente e decidir quem teve maior parcela de culpa no término do namoro, mas sim de abrir o coração, admitir seus erros e apontar o que incomoda nas atitudes do ex parceiro. Ele deverá fazer o mesmo e assim os problemas ficarão no passado.

2. Mude de comportamento

Assim como você certamente exigirá um comportamento mais maduro da parte dele, mude você também. Antes de reatar namoro, você precisa perguntar quais as suas atitudes que não agradavam a ele. Se tiver a grandeza de admitir que determinado comportamento era errado, precisa ter, agora, a maturidade de corrigir isso. Afinal, a vantagem de recomeçar um relacionamento é a possibilidade de abandonar os vícios anteriores.

3. Foque nas coisas boas

Passe a dar mais valor às qualidades dele que você sentia falta – elogie-o, diga que você gosta quando ele fala ou faz determinada coisa. Da mesma forma, procure fazer mais vezes aquilo que sabe que ele adora. Se os dois derem mais atenção a proporcionar o prazer e bem-estar do outro após reatar namoro, logo logo não conseguirão entender por que diabos o relacionamento teve aquela pausa.

4. Surpreenda

Até aqui, isso tudo é o básico que um vai esperar do outro – não cobrar do parceiro os erros passados e mudar as atitudes que eram consideradas desagradáveis. Mas além disso você pode investir na saúde futura de um relacionamento.

Para que, com o tempo, ele não caia na monotonia da rotina, surpreenda seu companheiro sempre que puder. Pode ser com mimos, presentes, ideias novas de programas – de lazer ou até mesmo sexuais. Pense em coisas que vocês nunca fizeram juntos no namoro anterior.