Sem categoria

Adolescentes: até onde vai a rebeldia e começa algum problema mais sério

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

05.11 adolescente comportamento

Os adolescentes são particularmente difíceis de entender porque eles tem preocupações muito específicas e algumas necessidades emocionais. Mudanças rápidas para seus corpos e seu ambiente são acompanhados por sentimentos de estresse, medo e ansiedade. E não é fácil lidar com esse dilúvio de emoções.

Mas como você pode distinguir até que ponto vão as reações normais desta estapa da vida e quando começam os distúrbios mentais? Alguns sinais de comportamento exigem vigilância, especialmente se eles se repetem ao longo de grandes períodos de tempo. Estes incluem:

Ideias estranhas: pensar que alguém está seguindo-os ou quer prejudicá-los, que a televisão ou o rádio procura controlá-los ou enviar-lhes mensagens.

Comunicação fora de ordem: falar de coisas que não têm nada a ver com o assunto da discussão, evidente falta de concentração.

Problemas de humor: constantemente tristes, com medo ou dificuldade para dormir.

Problemas na escola, isolando-se do grupo de amigos também podem ser sinais de alerta.

Saúde mental ou mudança de atitude?

Nem sempre é fácil distinguir um comportamento normal e atitudes rebeldes dos sintomas mais graves de saúde mental em adolescentes e muitas vezes é uma questão de moderação. Aqui estão dois exemplos concretos para ajudar a dar uma idéia mais clara:

Carla, 15 anos de idade, acha que “todos” a odeiam. Na sua opinião, as meninas com quem ela vai para a escola não gostam dela e seus pais e professores criticam seus comportamentos o tempo todo. Sofia, de 16 anos, sente que as pessoas ao seu redor estão conspirando para causar mal a ela, ela está com medo de que as pessoas estejam lhe seguindo ou tentando envenenar sua comida.

Carla achar que ninguém gosta dela parece ser uma emoção normal nesta fase, mas os temores de Sofia podem indicar algo mais sério.

Os pais de Leo estão preocupados que seu filho parece um pouco deprimido nestes últimos dias. Quando eles perguntam o que está errado, ele fica irritado e diz para deixá-lo sozinho e fica fechado no próprio quarto.

Os pais de Khalid também estão preocupados. Como Leo, seu filho de 17 anos de idade passa horas sozinho em seu quarto, e tem feito isso há semanas. Seus pais podem ver que ele está se tornando cada vez mais isolado: não só se isolando da sua família, mas ele também parou de sair com os amigos. Seus resultados universitários deixam muito a desejar considerando que ele tinha sido um bom aluno até pouco tempo atrás.

Se Leo retomo seu comportamento normal dentro de uma semana ou duas, provavelmente foi apenas uma mudança de humor pela qual ele passou que faz parte da adolescência. Mas Khalid provavelmente precisa ver um médico, pois ele pode estar sofrendo de depressão realmente.

Especialistas aconselham a nunca minimizar os problemas da adolescência. Você deve evitar dizer coisas como “é apenas uma fase que você está passando”, “você é muito jovem para estar deprimido” ou “não se preocupe, isso vai passar”. Tente estar atento e realmente ouvir, mesmo que isso nem sempre seja fácil!

Para os nossos filhos, amor e atenção são a chave para entrar na vida adulta com o pé direito.

 

Fonte: Alain Sousa – doctissimo.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto