Sem categoria

Como saber se vale a pena dar uma segunda chance ao namorado

Por Redação Doutíssima 31/05/2013

Em qualquer relacionamento amoroso é vital que os parceiros confiem um no outro. Quando essa confiança é quebrada muitas vezes fica difícil dar uma segunda chance.

Para superar essa situação é preciso muito trabalho e compromisso de ambos. É necessário ponderar alguns pontos e descobrir se vocês estão preparados para seguir em frente.

segunda chance istock getty images doutíssima

Primeira coisa é saber se você pode confiar nele novamente. Foto: iStock, Getty Images

Você pode confiar nele novamente?

A primeira coisa a decidir é se você pode reconstruir seu relacionamento e aprender a confiar nele novamente. E isso é incrivelmente difícil! Em geral para as mulheres já é complicado confiar em homens naturalmente, sendo mais ainda quando ele a traiu ou mentiu.

Então a solução é respirar fundo e pensar se isso é possível. Se a resposta é positiva, então talvez a melhor opção é dar uma segunda chance. De acordo com uma pesquisa feita pelo site OurTime, 42% dos adultos têm disposição a dar uma nova chance a alguém que foi infiel, independentemente das circunstâncias.

Há ainda algumas coisas a serem consideradas antes de recebê-lo novamente de braços abertos. A duração do relacionamento é uma delas, já que se existe uma longa história envolvida talvez seja mais fácil trabalhar para retomá-la. Por outro lado, se o relacionamento era curto e você percebeu que não vale a pena, quem sabe seja hora de seguir adiante.

Existem infinitas razões que podem levar ao rompimento – e cada uma delas com suas consequências. Por exemplo, uma briga intensa é capaz de ser algo de momento, enquanto um “esquecimento” seja um mero hábito que você não aprecia. Foque na exata razão do término para somente então decidir se dar uma outra chance é opção.

Para as mulheres a confiança é um grande negócio – e a traição talvez seja uma das piores coisas que podem acontecer. Se esse for o caso, antes de voltar pense se você será capaz de conviver sem ter acesso ilimitado a e-mails e histórico de navegador da internet, por exemplo. Lembre-se que muitas vezes é cansativo para os dois constantes perguntas sobre o que ele está fazendo ou onde ele está.

Como reconstruir a confiança e dar uma segunda chance

Você pensou bastante e está disposta a dar uma segunda chance? Então confira algumas estratégias para reconstruir seu relacionamento:

  • Acordo

Você e seu parceiro devem definir algumas regras para essa nova fase. São coisas que ambos acreditam ter sido fatores determinantes para o rompimento. Definam como fazer para que elas não voltem a acontecer novamente.

  • Desculpas

Se houve traição quem cometeu o erro deve assumir a responsabilidade por suas ações. Para um pedido de desculpas ser aceito depende de muitas coisas – foi um comportamento de uma só vez ou um padrão consistente ao longo da relação? Fale com seu parceiro. É provável que você não concorde com as explicações, mas é preciso entender sua perspectiva antes de perdoá-lo.

  • Qualidades

Faça uma lista dos aspectos positivos do relacionamento. Você se lembra dos bons momentos juntos? É possível estar sofrendo e sentindo muita dor, mas ao focar nas coisas positivas terá uma ajuda extra para retomar a relação.

  • Terapia

Terminar e retomar a relação é situação difícil para qualquer pessoa, não importa o quão forte ela é. Conforme a gravidade do problema, muitas vezes é difícil reatar. Se é isso mesmo que você quer, então procurar a perspectiva de um terapeuta pode ser bastante benéfico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!