Muitas mulheres, quando começam a vida sexual, se perguntam se é possível engravidar mesmo tomando anticoncepcional. E, como um filho não planejado não está nos planos do casal moderno, o uso dos métodos contraceptivos é a melhor forma de adiar esse momento. Entenda como funciona.
A pílula anticoncepcional é, basicamente, uma dose de hormônios que deve ser tomada diariamente. Essas doses hormonais são o que previnem a gravidez, pois atuam como inibidores da ovulação. E, sem ovulação não há fecundação. Isso faz com que o óvulo não se afixe na parede do útero, portanto, sem a possibilidade de engravidar. Por isso é necessário que a pílula seja tomada todos os dias. Um esquecimento pode ocasionar falha.
O uso do anticoncepcional protege as mulheres da gravidez e tem 99,9 % de eficácia, são praticamente 100% seguros! Porém alguns fatores podem diminuir sua prevenção, deixando a mulher com o risco de uma gravidez não desejada.
Vejamos:
Nunca se esqueça
Primeiramente deve-se seguir corretamente as indicações do medicamento previstas na bula, tomar todos os dias e no mesmo horário. Desta forma você garante que seu corpo receba diariamente a quantidade necessária de hormônios para evitar a fixação do embrião nas paredes do útero ao longo do mês.
De olho no enrosco. Problemas que diminuem a eficácia do anticoncepcional:
- Trocar a pílula por outra ou outro método contraceptivo e não usar preservativo nas 2 primeiras semanas;
- Diarreia. Nesse caso o intestino deixa de absorver certos nutrientes e também não absorvem os hormônios existentes nas pílulas, proporcionando uma desproteção à mulher que estiver acometida pela doença;
- Esquecer de tomar o anticoncepcional sempre na mesma hora;
- Esquecer várias vezes de tomar a pílula anticoncepcional durante o mês.
- Vômitos impedem a absorção das substâncias no organismo;
- Imunossupressores como alguns antialérgicos (prednisona, por exemplo) também afetam a capacidade do corpo de processar os hormônios, deixando você vulnerável a uma gravidez indesejada;
- Antibióticos, influenciam na absorção do hormônio e na eficácia de vários tipos de anticoncepcional, não somente as pílulas (via oral). Pergunte ao médico quando ele te receitar.