Gestante

Saiba o que ensina um curso para gestantes

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Geralmente ministrados em hospitais, os cursos voltados a gestantes não costumam seguir um padrão nos tópicos trabalhados em cada aula. Cada local tem uma carga horária, uma dinâmica e um currículo de aprendizagem diferente.

É necessário pesquisar os locais onde são oferecidos e escolher o programa de ensino que mais se adeque às suas expectativas ou interesses específicos. Em geral, o curso para gestantes é voltado tanto para as futuras mães quando para os futuros pais e trata de situações que serão vivenciadas no dia a dia com o bebê.

curso-para-gestantes

Aulas ajudam futuras mamães a enfrentar dilemas da gravidez. Foto: iStock, Getty Images

A dinâmica do curso para gestantes

Composto, em grande parte, de uma modalidade teórica e outra prática, esse tipo de curso oferece, inclusive, apostilas para que os pais possam consultar o material depois de concluídas as aulas no local onde foram ministradas.

Pais e mães participam de palestras com médicos (obstetras, pediatras e ginecologistas) e enfermeiros que atuam no parto e fazem acompanhamento com as mães e os bebês.

No curso para gestantes, eles ensinam o básico para os futuros pais, desde os primeiros cuidados na gestação até o pós-parto. Depois da parte mais teórica, vem a utilização uma boneca na simulação dos cuidados com o bebê.

O que se aprende no curso para gestantes

As aulas no curso para gestantes costumam acalmar os pais de primeira viagem, que chegam ansiosos e inseguros. Nos conteúdos da programação da maioria dos cursos, estão as orientações para os cuidados com os recém-nascidos.

As fases da gravidez, bem como os tipos de parto e as anestesias aplicadas, são os primeiros tópicos ensinados. Também é explicado para os futuros pais o processo da amamentação, como é dado o banho em um bebê e como fazer a tão temida troca de fraldas.

Além disso, como trocar as roupas da maneira correta e dicas para acalmar a criança são assuntos discutidos nas aulas.

Muitos pais reclamam, porém, do pouco tempo para absorver as informações do curso para gestantes. Como alguns duram apenas um dia e outros têm uma carga horária de apenas 12 horas, muitos itens ficam apenas na base teórica, sem muito aprofundamento.

Outro problema é a pouca prática ensinada. Um único banho na boneca não é suficiente para que os pais aprendam verdadeiramente como banhar os futuros filhos. A falta de prática com a devida observação e cuidado dos profissionais, repetidas vezes, faz com que os pais continuem inseguros mesmo após a realização das aulas.

Curso para gestantes pode ser feito em qualquer período da gravidez

Sem uma data específica para se começar, é recomendável fazer o curso pelo menos duas vezes, escolhendo programações diferentes. Alguns cursos oferecem mais dicas de cuidado durante o período da gestação, outros informam como preparar a casa e a família para a chegada da criança.

Preste atenção aos que mais atendem às respostas para suas incertezas antes de escolher o curso para gestantes. O ideal é realizar as aulas antes dos 8 meses de gestação, já que, a partir de então, o bebê pode nascer a qualquer momento.

Os cursos costumam desmistificar palpites e sensos comuns, orientando os pais para a forma correta de se agir com o futuro filho.