Gestante > Gravidez e Filhos

Engravidar no resguardo: conheça quais são os riscos no pós-parto

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

O chamado puerpério é o período de recuperação da mulher após dar à luz e dura cerca de 40 dias. O pós-parto traz felicidade pela chegada do bebê, mas também preocupações. O corpo está voltando ao normal e são comuns as dúvidas relacionadas ao sexo, como a possibilidade de engravidar no resguardo, por exemplo.

Para evitar preocupações e problemas, a melhor saída é se manter bem informada e não descuidar da saúde. Afinal, o momento é de recuperação e exige cuidados especiais de sua parte.

engravidar no resguardo-doutissima-shutterstock

Ainda que pequena, a chance de engravidar no resguardo existe. Foto: Shutterstock

É possível engravidar no resguardo?

Segundo cartilha educativa produzida pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), no período de resguardo o útero se contrai para diminuir de tamanho. As contrações  podem ser doloridas no início da amamentação,  mas após alguns dias vão diminuindo.

O sangramento, conhecido como lóquios, acontece porque a placenta é eliminada e a parte do útero onde ela estava grudada fica com uma espécie de ferida, que vai cicatrizando aos poucos. Quando a mulher amamenta, a perda de sangue é menor, pois a sucção do leite estimula a contração do útero.

É por isso que quando o bebê suga o peito a mãe pode sentir cólica. Isso é sinal de que o útero está se contraindo. Nos primeiros dias, os lóquios têm cor avermelhada. Depois de alguns dias, tornam-se rosados, amarelados e, por fim, transparentes.

O período em que a mulher está com lóquios é o conhecido justamente como puerpérioNas mães que amamentam regularmente, a ovulação é menos frequente, o que não significa que não possa acontecer.

Ou seja, é possível engravidar no resguardo, ainda que a possibilidade seja pequena, especialmente se a alimentação do bebê for apenas o leite maternoPara evitar uma nova gravidez em um período tão curto, o casal deve utilizar métodos contraceptivos, como camisinha ou pílula específica para quem está amamentando.

Além desses, há outros tipos de métodos, por isso é importante que você converse com o ginecologista. Vale lembrar ainda que, ara evitar problemas na cicatrizarão do útero, o ideal é não ter relações sexuais em até 30 dias depois do parto. Após esse período, as relações estão liberadas. 

Veja alguns cuidados para o resguardo

Nos primeiros dias depois do nascimento, talvez a mulher não consiga fazer nada além de comer, dormir e amamentar. Para aquelas que vivem sozinhas, é preciso contar com a ajuda dos profissionais da unidade de saúde, especialmente para esclarecer as dúvidas. 

Como após o parto a mulher apresenta um corrimento vaginal parecido com a menstruação, é importante também manter a higiene. Se esse corrimento aumentar, tiver mau cheiro, coágulos ou secreção com pus, é preciso procurar o médico.

O banho diário pode ser feito já no primeiro dia, inclusive lavando os cabelos, mas é importante ir com calma e, de preferência, contar com alguém por perto. Se foi feita uma cesárea, os cuidados com a cicatriz serão orientados conforme o tipo de curativo indicado.

Outro cuidado importante é manter uma boa alimentação, sempre equilibrada, além de evitar os excessos. Antes da alta do hospital, não se esqueça ainda de já marcar o retorno para a revisão, é nela que o médico verifica se está tudo certo com a saúde da mãe e do bebê.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!