Filhos

Teste do olhinho: seu bebê merece esse cuidado

Por Redação Doutíssima 11/07/2013

teste do olhinho

Existem vários exames essenciais que devem ser feitos no recém-nascido e entre eles está o teste do olhinho. Saiba mais sobre a importância deste teste logo após o nascimento.

 

O que é o teste do olhinho?

É um exame simples que serve para determinar se a criança possui algum obstáculo que impeça o desenvolvimento da sua visão. Ele é rápido e indolor e não apresenta nenhum risco ao recém-nascido.

Conheça também: A importância do teste da linguinha

 

Como é feito o teste do olhinho?

Um feixe de luz ilumina os olhos do bebê e através dele, um reflexo formado semelhante ao efeito avermelhado do flash nas fotos é obtido caso não haja nenhum obstáculo à entrada e saída de luz pela pupila.

 

Por que fazer o teste do olhinho?

Assim como engatinhar e falar, a criança também aprende a enxergar ao longo do tempo. Para que este processo seja concluído, é necessário que as estruturas responsáveis pela visão estejam normais. Além disso, o teste do olhinho previne algumas doenças que estejam em estado inicial como a catarata e o glaucoma congênito.

O teste é garantido por todos os planos de saúde desde junho de 2010.

Leia também: Para que serve o teste do pezinho?

 

Quando deve ser feito?

A recomendação é de que seja realizado logo após o nascimento. Se não for possível, o teste do olhinho deve ser feito o mais cedo possível, de preferência na primeira consulta com o pediatra. Nas demais consultas um acompanhamento é recomendado. Caso seja notado alguma alteração, o pediatra encaminhará a criança para um oftalmologista que saberá que providências tomar dependendo do caso.

Por isso é importante que o teste do olhinho seja feito o mais rápido possível, para proporcianar à criança uma melhor qualidade de vida. Ele é especialmente recomendado para os bebês prematuros , para descartar o risco de retinopatia da prematuridade, uma das principais causas da cegueira infantil.

Confira: Como alimentar seu bebê no primeiro ano de vida

 

Fonte: SBP