Saúde Mental

Confira 4 dicas para enfrentar e superar o medo

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Medo é um sentimento normal, comum a todas as pessoas. É um instinto que desperta diante do desconhecido, como um estado de alerta tentando avisar que algo pode ser um perigo, uma ameaça. No entanto, para algumas pessoas ele é tão intenso que acaba afetando o dia a dia, transformando o indivíduo no refém desse sentimento.

 

O medo é natural

Ana Beatriz Guerra Mello, psicóloga e professora na Universidade Feevale, explica que o medo é um processo psicológico que invade o pensamento, como outros sentimentos. Além de natural, ela menciona que essa sensação é necessária.

medo

Quando o temor paralisa e causa pânico, é importante buscar ajuda na terapia. Foto: iStock, Getty Images

Na psicanálise, a profissional explica que o sentimento também se refere a aproximação de algo que é muito desejado. “Quando tem algo que queremos muito, sentimos medo porque não conhecemos e não experimentamos.”

Nesse caso, o sentimento está diretamente ligado a idealização de um sonho ou um objetivo. O temor é de ir atrás do que se quer e descobrir que não é tão bom assim, se decepcionar. “É mais fácil e seguro ficar na zona de conforto”, fala a psicóloga sobre como funciona esse aspecto da mente humana.

Quando o medo se transforma

Quando intenso, temer algo é paralisante, seja em ações, em pensamentos ou na fala. E é esse tipo de medo que é preocupante, alerta Ana Beatriz. “Muitas pessoas sofrem de síndrome do pânico, ansiedade, por causa desse sentimento”.

O temor pode se transformar em outras coisas, e essas são prejudiciais para a saúde mental das pessoas. Pânico, crises de ansiedade, fobias e transtorno obsessivo compulsivo são comportamentos e doenças que podem ser facilmente relacionados com o fato de se sentir amedrontado ou ameaçado por alguma coisa ou situação.

“Quem sofre algum transtorno não sabe, conscientemente, que está ligado a um medo. A pessoa tem sintomas de ansiedade, por exemplo, como sudorese, taquicardia, mas não consegue relacionar isso com o fato de temer algo”, explica Ana Beatriz.

A psicóloga relata com um exemplo como o inconsciente pode trabalhar os sentimentos: “O indivíduo não gosta do trabalho e teme o chefe, mas não se dá conta disso e acaba desenvolvendo pavor de dirigir, de trânsito. Acontece que para ir até o trabalho, é preciso encarar as ruas da cidade para chegar de um ponto a outro, e é nisso que o inconsciente foca”.

Dicas para superar o temor

Conforme Ana Beatriz, algumas dicas podem ser essenciais para enfrentar e vencer o sentimento, evitando que se desenvolva em complicações mais sérias.

1. Identifique o sentimento

Identificar o temor é o primeiro passo para superá-lo. É preciso procurar dentro de si o que causa a sensação e suas razões.

2. Procure tratamento

A psicóloga alerta para o uso de medicamentos: “Eles apenas tratam os sintomas, e não a raiz do problema”. A sugestão é fazer o tratamento com remédios, se for o caso, junto com terapia.

3. Desenvolva consciência corporal

Sentimentos relacionados com o próprio corpo podem ser tratados com a prática de exercícios, desenvolvendo consciência corporal.

4. Investigue o sentimento

Fobias nem sempre estão relacionadas com o objeto ou fenômeno que a pessoa teme. O tratamento deve investigar a fundo qual é o verdadeiro temor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!