Guia do Câncer > Guia dos Dentes

Relação da cárie dentária com o câncer

Por Redação Doutíssima 03/12/2013

perda-1

Uma das doenças mais populares na cavidade bucal é a cárie que tem um acometimento gigantesco na população mundial e causa danos dos mais diversos. Ela normalmente está ligada à proliferação de bactérias com hábitos de higiene oral precários. Não é difícil acharmos os problemas gengivais associados à cárie, principalmente às cáries que acontecem entre os dentes, chamada de cárie interproximal. Já conversamos sobre os problemas que podem ser causados em estruturas do coração provenientes de doenças na boca, a endocardite bacteriana mas hoje vamos falar das novas pesquisas americanas que estão cada vez mais próximas de achar uma relação da cárie com o câncer.

perda-5

Pesquisas tentam mensurar os riscos de determinados tipos de câncer diminuírem sua incidência em virtude da presença de alterações bucais como a cárie ou problemas gengivais. Existem pesquisas com uma amostra extremamente significativa e que já estão em fases adiantadas de constatação de fatos e isolamento de fatores ligados ao câncer e aos problemas bucais que citei acima.

Para que você entenda, as pesquisas estão constatando a possibilidade de que os indivíduos que apresentam as cavidades nos dentes chamadas de cáries, possuem menor possibilidade de ter problemas de câncer em regiões como cabeça e pescoço. De alguma forma, as pesquisas acreditam em alguma relação das alterações causadas pela cárie com as alterações gengivais no sistema imunológico do paciente.

perda-4

Então temos o inverso do raciocínio que temos até então. Finalmente podemos dizer que essa doença que é o terror e persegue os dentistas, tem algum ponto positivo e pode curar em vez de causar problemas. É claro que não vamos começar a incentivar a cárie para que as pessoas não peguem câncer. A intenção das pesquisas norteia fatores como a descoberta dessa relação para poder isolar a substância que está envolvida e usá-la para a prevenção do câncer, de alguma forma.

O câncer é uma das doenças dos tempos modernos e mata uma quantidade significativa da população que é acometida pela doença e mesmo os que sobrevivem sofrem modificações drásticas em suas vidas. Para nossa sorte a medicina não para de evoluir em um passo muito próximo ao das doenças. Estou cada dia mais feliz ao frequentar laboratórios pela Europa e poder ter acesso a algumas pesquisas genéticas que estão muito evoluídas e visualizar pesquisas norte americanas que apresentam o mesmo valor.

perda-3

Vamos continuar na luta contra a cárie mas a partir de agora, com um olho no que ela poderá nos ajudar no que diz respeito ao câncer.

Ainda não leu?

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Falando Sobre Oncologia

13 Alimentos que ajudam a combater o câncer

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

É possível engravidar depois de ter vencido a luta contra o câncer?

Você acha que há vida depois do câncer?

Como evitar o câncer de pele

O que um oncologista aprendeu com seus pacientes que tem câncer