Guia do Câncer

Fique atento à presença de sangue no esperma

Por Redação Doutíssima 25/06/2015

Ver sangue no esperma pode deixar muitos homens preocupados. Felizmente, nem sempre isso é sinal de um grande problema médico. O que irá determinar a gravidade são outros sintomas associados, além da idade da pessoa. Essa condição também é conhecida como hematospermia.

 

Sangue no esperma: o que pode ser?

É assustador observar sangue no esperma e é muito provável que o homem pense que tem uma doença grave. Mas não é bem assim, já que a maioria das causas não são tão preocupantes.

sangue no esperma

Sangue no sêmen pode significar inflamações ou problemas na próstata do indivíduo. Foto: iStock, Getty Images

Há uma grande variedade de estudos científicos sobre esse problema, e a maioria chega quase sempre à mesma conclusão: as razões para o sangramento estão relacionadas com a idade.

 

Em pessoas com menos de 40 anos, muitas vezes nenhuma causa aparente é encontrada, e o problema geralmente desaparece em cerca de um mês.

Um trauma, como um chute na virilha, pode ser a razão para alguns casos. Já para outros homens, uma infecção, como clamídia ou gonorreia, é a explicação. Quanto ao câncer, raramente explica o sangramento em pessoas com menos de 40 anos de idade – em outras palavras, é muito improvável, embora não seja impossível.

 

Em pessoas com mais de 40 anos de idade, as causas podem ser mais facilmente encontradas. Normalmente, segundo informações do portal da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o sangramento é sintoma de alguma infecção ou problema de próstata.

Além disso, é possível considerar o câncer de próstata, especialmente em pessoas mais velhas – embora mesmo nessa faixa etária ele não seja uma causa muito comum de sangue no sêmen.

 

O sistema reprodutor masculino tem uma grande quantidade de tubos, e a fonte do sangramento pode estar em qualquer parte do sistema. Se o sangue é vermelho ou rosa, provavelmente vem da uretra – o tubo dentro do pênis. Se é escuro, é possível que seja proveniente da próstata ou das vesículas seminais.

 

sangue no esperma 

Sangue no esperma: quando consultar um médico

Se você tem idade inferior a 40 anos, enxergar sangue no esperma, mas não apresentar outros sintomas, provavelmente sequer precisa ir ao médico.

Caso tenha feito um exame de próstata recentemente ou vasectomia, eles podem explicar o sangramento de curto prazo se não há uma grande quantidade de sangue no esperma. É raro que aconteça, e mesmo assim costuma melhorar em seguida.

 

No entanto, se você possui mais de 40 anos de idade e o sangue persistir por mais de três ou quatro semanas, deve considerar uma consulta com seu médico. Proceda da mesma forma se outros sinais e sintomas também estiverem presentes – como dor genital ou urinária, dor durante a ejaculação, febre, dificuldade para urinar ou sangue na urina.

 

Além disso, quando há presença de outros fatores de risco, como história de câncer, distúrbios hemorrágicos, trauma genital, problemas no sistema urinário ou comportamentos recentes que o expuseram a risco de doenças sexualmente transmissíveis, é recomendável buscar auxílio médico especializado.

O tratamento para o sangue no esperma vai variar conforme a causa. Quando é causado por uma infecção, antibióticos podem ser receitados. Porém, se o médico detectar alguma causa mais séria, provavelmente irá encaminhá-lo para tratamento com um urologista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!