Guia do Câncer > Saúde

Comer vegetais e legumes todos os dias pode prevenir câncer de mama, aponta estudo

Por Debora Stevaux 06/08/2018

Comer, diariamente, mais de cinco porções de frutas e vegetais reduz em 11% as chances das mulheres desenvolverem câncer de mama, principalmente dos tumores mais graves. É o que mostra uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e divulgada no periódico científico Journal of Cancer, em julho deste ano.

Estudo recente realizado pela Universidade de Harvard apontou que ter uma alimentação saudável reduz em 11% as chances de desenvolver câncer de mama. (Foto: iStock)

Segundo o estudo, quem ingere menos de duas porções diárias desses alimentos está mais suscetível a desenvolver células cancerígenas nas mamas. O estudo ainda sugere a ação benéfica de alguns vegetais e frutas em específico, são eles: os de cor verde escura como o brócolis e os vegetais de tons amarelados e alaranjados.

Por muito tempo, os cientistas tinham apostado na ação das fibras contra o câncer, mas essa nova pesquisa aponta que boa parte do poder preventivo está nos antioxidantes e micronutrientes dos alimentos. Participaram da pesquisa cerca de 180 mil mulheres que detalharam seus hábitos alimentares, para efeito comparativo dos pesquisadores, durante 37 anos.

https://fortissima.com.br/2016/12/13/congelamento-de-ovulos-em-casos-de-cancer-14832520/

“Esse é o maior e mais completo recorte da importância da alimentação saudável na prevenção de câncer no caso do público feminino”, conta Maryam Farvid, uma das cientistas que integra o departamento de nutrição da instituição, que se debruça sobre o tema desde a década de 80.

A importância do diagnóstico precoce

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a variação da doença que atinge as mamas é a mais comum entre mulheres, tanto no Brasil, quanto no mundo. A estimativa é que, anualmente, o câncer de mama some 28% de novos casos. Essas estatísticas são válidas apenas se não considerarmos o câncer de pele não melanoma.

A principal forma de diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia. O exame não-invasivo é capaz de capturar imagens do seio feminino e apontar para a possível existência de tumores ou anormalidades. De início, a câncer de mama não apresenta nenhum sintoma, por isso é uma doença tão perigosa.

Dados apontados pelo INCA sugerem que, quando diagnosticada precocemente, a paciente portadora da doença tem 88,3% chances de sobreviver. A questão é que há discrepância sobre a idade necessária para fazer o exame pela primeira vez. Se alguns ginecologistas indicam fazê-la com quarenta anos, com o aval da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo),  o INCA costuma indicar a faixa etária entre os 50 aos 69 anos.

https://fortissima.com.br/2016/10/18/cancer-de-mama-inflamatorio-14832188/

Como fazer o exame de mama

A mamografia deve ser feita anualmente ou a cada dois anos, caso não haja nenhuma alteração. Existe também o autoexame das mamas que pode e deve ser realizado com uma regularidade maior e também funciona como um alerta para o diagnóstico definitivo.

Confira abaixo o passo a passo para realizá-lo:

  1. Em frente ao espelho, observe os dois seios, primeiramente, em posição de repouso, com os dois braços para baixo.
  2. Coloque as duas mãos na cintura e faça um pouco de força, observe se há alguma alteração.
  3. Depois, posicione ambas atrás da cabeça e confira a posição, tamanho e forma dos mamilos.
  4. Apalpe os seios e sinta se há algum nódulo ou qualquer outro tipo de alteração.
  5. Pressione os dois mamilos com leveza e veja se há saída de alguma secreção.
  6. Se notar alguma irregularidade, procure um ginecologista e de acordo com as suas orientações agende a mamografia.

https://fortissima.com.br/2016/06/22/consumo-de-gengibre-pode-ajudar-tratar-cancer-de-mama-14830596/