A Kettlebell, também conhecida como Gyria, é um tipo de bola de canhão em aço com uma alça.
A ferramenta de treinamento nasceu na Rússia no século 18 e pesa tradicionalmente 16kg. Elas foram inicialmente utilizadas pelas forças especiais russas para o preparo físico dos soldados. Até hoje, ela continua fazendo parte do treinamento de grandes campeões do MMA (luta livre) como Fedor Emelianenko ou Frank Shamrock, do Boxe Inglês, como Kostya Tszyu ou mesmo o ciclista Lance Armstrong.
A melhor ferramenta para uma forma olímpica
A utilização das Kettlebells é um exercício simples e eficaz. Além disso, elas ocupam pouco espaço, tanto para guardar, quanto para praticar. Portanto, são perfeitas para os atletas que gostam de fazer o treino em casa.
O que as Kettlebells podem fazer por você:
- Queimar gordura melhor do que qualquer outro exercício
- Melhorar a força
- Melhorar a resistência
- Melhorar a capacidade de trabalho
- Melhorar a flexibilidade
- Melhorar a coordenação
- Melhorar a agilidade
- Melhorar a saúde do coração
- Trabalhar o corpo inteiro
Estas pequenas esferas associam um trabalho cardio e muscular ao mesmo tempo, ou seja, faz você ganhar tempo no treino. É possível obter resultados com a metade do tempo que os treinos tradicionais.
Elas são realmente a ferramenta ideal para conquistar o corpo dos sonhos: você vai ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo!
Kettlebell x Haltere
A Kettlebell tem muitas vantagens sobre os outros equipamentos de exercício. Por um lado, devido à alça, ela permite movimentos balísticos que são normalmente reservados a atletas de alto nível.
O treinamento balístico consiste em efetuar uma aceleração e então relaxar um pouco os músculos, apenas acompanhando o peso. Este tipo de treinamento tem como alvo as fibras musculares que são aquelas que tem maior potencial de desenvolvimento. Para resumir, você vai definir os músculos mais rapidamente. Além disso, estas fibras são essenciais em todos os esportes onde a explosão é um fator importante, como:
- Artes marciais (Karatê, Kung Fu, Judô, Taekwondo)
- Esportes de combate (Boxe Inglês, MMA, Muay Thai)
- Futebol
- Rugby
- Tênis
Um outro ponto importante a favor da Kettlebell é o trabalho assimétrico. Como um haltere normal, ela permite a execução de movimentos independentes à direita e à esquerda.
Assim, é possível reequilibrar as suas fraquezas, ao invés de reforçá-las, como é o caso da musculação com barras de peso.
No entanto, o haltere não é muito adaptado aos movimentos balísticos. Além disso, a Kettlebell é mais difícil de estabilizar do que o haltere, portanto ela exige mais dos músculos estabilizadores dos ombros e do tronco, com o abdômen.