Sem categoria

Malhação também possui riscos à saúde

Por Redação Fortíssima 08/01/2014

calorias

Você é daqueles que toda segunda promete começar um regime ou voltar à academia e começar a malhação? Caso sua resposta seja sim, tome cuidado! Antes de iniciar qualquer atividade física (ou mesmo aquela dieta), o primeiro passo é a avaliação médica, afinal, o coração, circulação e músculos serão mais exigidos do que o normal – principalmente para os sedentários. Então antes de dar o primeiromergulho ou levantar o primeiro peso, não se esqueça de fazer um check-up completo sem descartar, depois, a avaliação física na academia.

Uma vez liberado pelo seu médico, o próximo passo é transformar sua ida à academia numa rotina. Afinal, o verão está próximo e você quer mostrar aquele corpo bonito. Segundo o professor de Educação Física, Fernando Silva Castro, não existe fórmula mágica adequada a todos. Nem no que se refere ao tipo de esporte até a frequência.  “Cada pessoa tem seu ritmo, seus objetivos e suas limitações, que devem ser averiguadas e respeitadas. Ainda assim, você deve praticar com regularidade no mínimo três vezes por semana, 30 minutos por dia”, aconselhou.

Ele também considerou que não existe atividade física ideal isolada. O melhor é a combinação de atividades aeróbicas – pedalar, caminhar, correr, nadar- com as anaeróbicas (musculação, ginástica localizada) e alongamentos. “O melhor horário para se praticar exercícios físicos é aquele onde você tem mais tempo e se sente mais disposto para a atividade”, recomendou Castro.

Para escolher seu horário, lembre-se de respeitar o intervalo mínimo após as refeições e evitar o exercício próximo ao momento de dormir. Se você optar

pela manhã, capriche no aquecimento e preparação para o exercício, pois a diferença de frequência cardíaca entre o sono e a atividade vai subir muito rapidamente e em pouco tempo.

Agora, se você é do tipo que está a alguns anos longe das academias, pistas e quadras, reúna suas energias e foque nos três primeiros meses de atividade.  “É durante esse período que o corpo se acostuma com os exercícios e produz a endorfina necessária para que você tenha vontade de continuar a malhação nos próximos meses”, ensinou.

A partir deste mês é que as Academias ficam cheias de gente. “Todos querem recuperar o tempo perdido. Se o inverno espanta muita gente das academias,o verão faz exatamente o inverso: com temperaturas mais altas, céu azul e sol a pino, todo mundo sente mais vontade de praticar alguma atividade física. Sem contar a tradicional corrida contra os quilos adquiridos”, comentou Edivaldo Santana, preparador físico.

Apesar desta constatação, Santana chama a atenção para o fato de que exercitar-se em dias quentes pode ser mais agradável, mas é preciso tomar uma série de cuidados extras com o corpo durante a atividade. “O primeiro deles é a hidratação adequada. No calor a tendência é o aumento do suor – e a consequência é uma desidratação bem mais rápida. Tenha sempre com você uma garrafinha de água”, diz.

Outra informação importante é que o corpo vai diminuindo o desempenho muscular na medida em que esquenta. “Por isso no final de uma série de exercícios, nos sentimos realmente cansados e no verão, claro, os músculos esquentam mais rápido e você cansa ainda mais depressa. A dica? O bom e velho devagar e sempre”, aconselha.

Por fim, se você frequenta academia, fique de olho na refrigeração do ambiente. É fundamental que ele seja arejado, ou mesmo refrigerado, caso contrário a pressão arterial vai lá embaixo e você pode até desmaiar de calor.

Para quem gosta de atividades ao ar livre, fuja dos horários de pico do sol e use roupas leves, de cores claras – e não abandone o filtro solar em hipótese alguma, reaplicando durante os exercícios.

 

Cuidados exigidos

Para chegar ao verão em forma e sem causar danos à saúde e ao corpo é preciso seguir alguns cuidados:

Organize seu treino: A fórmula para emagrecer é combinar trabalho aeróbico e de resistência muscular, mas cuidado para não sobrecarregar o corpo. “Você pode ter os dois estímulos no mesmo dia, mas evite fazer uma sessão intensa de corrida depois de malhar pernas”, diz o preparador  físico “Nesse dia, prefira trabalhar outros grupos musculares, pois eles precisam de descanso para se recuperar”, comentou.

Devagar e sempre: Aumentar bruscamente o tempo ou a carga dos treinos é o meio mais rápido para sofrer lesões, não para ficar em forma. “Troque o treino a cada 15 dias, que é o tempo que o corpo precisa para se adaptar”, explica Edivaldo Santana. A regra para aumentar o peso e as repetições na musculação é conseguir completar todas as séries.

Não estimule a transpiração: Vestir peça por cima de peça para suar mais é bobagem. Primeiro você vai mandar embora água, não gordura, e correr o risco de ficar desidratada. Segundo, a pele não respira e pode apresentar alergias.