Sem categoria

Saiba qual o melhor horário para malhar

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

Na ânsia por entrar em forma, as pessoas acabam por ignorar um fator bem importante: o melhor horário para malhar. Acredite, se é verdade que movimentar o corpo e sair do sedentarismo faz bem à saúde independentemente da hora, é certo que se os exercícios físicos forem realizados no melhor horário para malhar os resultados serão ainda melhores.

 

melhor horario para malhar

Dependendo do seu objetivo, o horário escolhido para a malhação vai ter efeitos diferentes. Foto: iStock, Getty Images

Definir o melhor horário para malhar depende de uma série de fatores, mas basicamente gira em torno do objetivo que você tem ao praticar o exercício físico.

Por exemplo, exercícios que visam a aumentar a resistência anaeróbica do corpo humano rendem mais resultados se praticados depois das 18h – ou seja, não é apenas por isso que as academias cobram mais caro os horários noturnos.

Qual o melhor horário para malhar?

1. Exercícios Anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos são aqueles de curta duração e bastante intensidade, e normalmente destinam-se a trabalhar pontos como a velocidade, a potência, a velocidade e a flexibilidade. De acordo com levantamento feito por especialistas, o melhor horário para malhar quando esse é o objetivo é aquele depois das 18h.

Há um motivo para isso. É que na parte da manhã a temperatura do corpo ainda está bem reduzida, com fluxo sanguíneo mais devagar, o que afeta a realização desse tipo de exercício.

Por outro lado, é no período da tarde que a temperatura corporal começa a subir, criando o cenário perfeito para a realização dos exercícios anaeróbicos, já que há mais força e menor risco de lesões.

2. Aumento da Massa Muscular

Se o que você quer é aumentar a massa muscular, o melhor horário para malhar é logo de manhã cedo, ou então no final da tarde. É que para obter resultados os hormônios responsáveis por esse aumento de massa precisam estar bem ativos, e são nessas partes do dia que isso acontece.

3. Perda de Peso

Existem vários motivos que levam as pessoas à academia, mas um dos principais, sobretudo no caso das mulheres, é perder gordura.

E, se você quer potencializar e acelerar os resultados da perda de gordura, saiba que o melhor horário para malhar é no período da tarde, quando há uma diminuição nas atividades do metabolismo – o exercício físico faz ele acelerar novamente e, assim, aumenta a perda de peso.

Infelizmente, nem todos têm a disponibilidade de treinar no período da tarde, e fazem-no pela manhã, antes de ir ao trabalho. Não é o melhor horário para malhar, mas se é o único que você tem, faça-o antes de tomar o café da manhã.

É que de acordo com um levantamento publicado pelo The Journal of Physiology e que analisou 28 homens jovens, dividindo-os em dois grupos, um que tomava café da manhã e se exercitava e outro que se exercitava e então tomava café da manhã, o primeiro grupo engordou e o segundo conseguiu emagrecer.

O melhor horário para malhar é agora

 

Lembre-se que, ainda que você não consiga encaixar os horários acima na sua rotina e ter resultados mais efetivos, praticar exercícios físicos é melhor do que não fazê-lo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!