Medicamentos

10 Segredos do contraceptivo oral: revelados!

Por Redação Doutíssima 10/01/2014

saiba-como-usar-pilula-dia-seguinte

O contraceptivo oral é um método utilizado para prevenir a gravidez indesejada menos popular que a camisinha. Poucas pessoas conhecem os contraceptivos orais e aqui estão alguns segredos que podem ajudar a prevenir gravidezes indesejadas, bem como ajudar a conceber crianças saudáveis futuramente. Você acredita no acaso? É possível que um único momento estranho vire a sua vida de ponta cabeça?

Tudo vai por água abaixo – carreiras de sucesso interrompidas, estudos abandonados, problemas de família, amores que se vão… Lá se vão o seu sono e seu apetite, enquanto apenas uma pergunta invade seus pensamentos: “O que fazer agora?” O motivo de tudo isso – uma gravidez não planejada ou, pior ainda, indesejada.

Sim, é uma situação muito comum e corriqueira. E você lê, indignada: “Eles deviam ter se protegido”. Todos nós temos uma arma contra este tipo de situação – os diversos métodos contraceptivos. E toda mulher moderna deve saber qual o método mais adequado para ela.

Escolhemos alguns segredos que ajudarão a trazer segurança e harmonia para a família.

Por isso, daremos destaque para o contraceptivo oral combinado.

Cada comprimido contém análogos sintéticos de dois hormônios femininos, estrógeno e progesterona. A combinação desses hormônios fornece proteção contra gravidez.

  • Os contraceptivos orais combinados inibem a ovulação. Com isso, os óvulos não se desenvolvem e não são liberados para fertilização.
  • Existe uma concentração de muco no colo do útero. O muco espesso evita que o esperma entre no útero.
  • Alteração do endométrio – a membrana mucosa situada na cavidade interna do útero. Mesmo quando a fertilização ocorre, o óvulo fertilizado cai em uma superfície rígida e despreparada, e não no ambiente macio, rico em vascularização, que seria apropriado para a concepção.

Nestas condições é impossível que a gravidez se desenvolva. Por isso, o contraceptivo oral combinado protege nosso corpo em 3 frentes.

Segredo 1. Confiabilidade

A confiabilidade dos COCs contra cada esterilização e contracepção intrauterina. Após a interrupção do tratamento, a habilidade de engravidar é restaurada dentro de 1-12 meses. Se a gravidez ocorrer imediatamente após a interrupção do COC ou em caso de pílulas esquecidas, a saúde do bebê não será afetada.

Segredo 2. Contras da contracepção oral

A contracepção de emergência, como qualquer outro medicamento, tem efeitos colaterais. O grau de severidade varia conforme o indivíduo. Os efeitos colaterais mais comuns são náusea, vômito, dores de cabeça, irritabilidade, seios doloridos, sangramentos vaginais, edema, alterações de apetite, etc.

Normalmente, esses sintomas desaparecem após os 3 primeiros meses de utilização do COC. Durante esse período, o corpo se acostuma ao seu novo funcionamento. Se os sintomas persistirem após estes 3 meses iniciais, você deve pensar em trocar para outro contraceptivo, com menos estrogênios.

Segredo 3. Efeitos terapêuticos dos COCs.

Além dos efeitos contraceptivos, os COCs apresentam efeitos terapêuticos. Os benefícios dos COCs podem incluir a diminuição do excesso de oleosidade da pele, que inibe o crescimento dos cabelos e provoca a acne.

Além disso, muitas mulheres apreciam o aumento da elasticidade peitoral resultante do uso do COC.

Outro possível efeito terapêutico dos COCs é o alívio da TPM, com a diminuição da perda sanguínea durante o ciclo, que é restaurado.

Segredo 4. Controle do ciclo menstrual

Contraceptivos orais podem atrasar o ciclo menstrual. É possível usar a pílula de uma nova embalagem por sete dias sem pausas – e desfrutar dos benefícios à saúde. Mas lembre-se que neste caso, existe a possibilidade de sangramento durante o período entre menstruações. Principalmente, se você já fez isso por 3 meses. De qualquer forma, use esse segredo com a menor frequência possível.

Segredo 5. Perda de peso

Algumas mulheres que tomam contraceptivos orais ganham peso, que é geralmente associado à baixa retenção de líquidos. Se esse é o seu caso, experimente usar um medicamento.

Segredo 6. Mudança de medicamento

Se você toma COC com 21 pílulas, deve começar a nova cartela no primeiro dia após a folga de 7 dias. Pode ser o dia seguinte após tomar as 21 pílulas. Se você tomou os COCs por 28 dias, o uso do novo medicamento deve ser iniciado após o último comprimido inativo. Durante a fase de alteração, use outros métodos para se proteger.

Segredo 7. COCs durante doenças

Estudos comprovam que tratamentos com antibióticos, anticonvulsivos e diarreia, que durem muitos dias, podem reduzir os efeitos contraceptivos do COC. Nestes casos, é necessário usar um método adicional de contracepção, até o final do pacote. Se ocorrer vômito em até 3 horas após tomar o COC, tome mais um comprimido do pacote.

Segredo 8. Fumo e contraceptivos orais.

O fumo aumenta significativamente a severidade dos efeitos colaterais dos COCs. Por isso, fumantes menores de 35 anos devem usar contraceptivos com doses mínimas de estrogênio. O uso de contraceptivos não é recomendado para mulheres fumantes maiores de 35 anos.

Segredo 9. Gravidez durante o uso de COC.

Se após tomar o último comprimido ativo do pacote você não menstruar, é necessário fazer um teste de gravidez e consultar um médico. Pode ser necessário mudar de COC ou interromper o uso de contraceptivos orais. Caso a gravidez seja confirmada, será necessário interromper o uso das pílulas, imediatamente.

Segredo 10. “Período de descanso” dos contraceptivos orais

Deixe que seu corpo descanse periodicamente (a cada 6-9 meses) para restaurar seu estado natural. Deixe que seus ovários “acordem” e eles começarão a ovular. Depois de 1-2 meses, mude o método contraceptivo. Depois, retorne aos métodos tradicionais. Essa forma de contracepção seria mais fisiológica.

Você acredita no acaso? É possível que um momento miraculoso mude sua vida? Não, não é um milagre como uma varinha mágica ou um peixinho dourado… Neste caso, é a tão esperada gravidez!