Medicamentos

Mito ou verdade: Fenilalanina emagrece? Entenda os riscos e benefícios do uso da fenilalanina

Por Redação Doutíssima 25/03/2014

A fenilalanina é um cristal branco ou pó cristalino, sem odor e com um sabor levemente amargo. É prontamente solúvel em ácido fórmico, frugalmente solúvel em água e praticamente insolúvel em etanol. Ela é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo assim um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

A fenilalanina trata-se de um composto natural que está presente em todas as proteínas (vegetais ou animais). A fenilalanina é necessária para o corpo humano, pois é uma parte integral de todas as Fenilalaninaproteínas do nosso corpo. Os humanos não conseguem sintetizar a fenilalanina,  sendo importante consumir ela na sua dieta diária para que o organismo fique equilibrado e produza adrenalina e tirosina em quantidades suficientes para a saúde do organismo, pois estão envolvidos em uma série de reações bioquímicas importantes.

Alguns exemplos de alimentos do cotidiano com alto teor de fenilalanina são:

  • Aspartame
  • Todos os tipos de peixes
  • Qualquer parte do frango
  • Arroz
  • Feijão

Fenilalanina, seus benefícios e riscos

 

A fenilalanina  ajuda a emagrecer, ela atua no cérebro, diminuindo a sensação de fome. Outro benefício da fenilalanina é que ela espanta o mau humor, confere mais energia, atua como analgésico e melhora também a capacidade de aprendizado. Para atingir o objetivo desejado de emagrecimento recomenda-se a suplementação com 1 a 2 gramas por dia de fenilalanina.

No entanto existem pacientes, chamados fenilcetonúricos, essas pessoas não possuem a fenilalanina hidroxilase, enzima que digere a fenilalanina. E por isso, para essas pessoas a fenilalanina se torna tóxica.

O que acontece nesse caso é que por ela não ser absorvida pelo organismo ele então passa a acumular-se no organismo até ser convertida em compostos tóxicos, designados por fenilcetonas (como o fenilacetato e a fenetilamina), essa substância tóxica é chamada de ácido pirúvico. Esse ácido é um componente encontrado na urina ou no suor,e que quando se acumulado no sangue, impede outros processos metabólicos, afetando o desenvolvimento neurológico do indivíduo, causando lesões Fenilalaninacerebrais irreversíveis. Os principais sintomas são atrasos mentais especialmente em crianças, e distúrbios intelectuais nos adultos.

Para os portadores da fenilcetonúria não é indicado o consumo de alimentos com mais de 5% da proteína. Essa informação pode ser encontrada nas embalagens dos produtos que contem a fenilalanina, pois é obrigatório.

A Anvisa, disponibiliza também, em seu site uma tabela que pode ser consultada com a quantidade de fenilalanina em diversos alimentos.

A fenilcetonúria é diagnosticada através do teste do pezinho nos bebês e requer tratamento por toda a vida.É importante que seu diagnóstico seja feito para que as orientações médicas sejam seguidas corretamente, pois a fenilcetonúria leva a convulsões, problemas de pele e cabelo, deficiência mental e até mesmo invalidez permanente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Paracetamol em excesso pode fazer mal ao fígado

Saiba mais sobre remédio para alergia

Para quê serve o teste do pezinho?

Afinal o que é colesterol?

Deficiência mental: Causas e tratamentos

Verdades e mentiras sobre inibidores de apetite

Use a farinha de coco para emagrecer