Medicamentos > Saúde

Farmacinha em casa: o que não pode faltar

Por Redação Fortíssima 12/05/2016

Ter uma espécie de farmacinha em casa, com medicamentos e curativos básicos, é essencial para todas as famílias, principalmente as que têm crianças pequenas. Mas não é necessário ter grandes arsenais, apenas estar prevenido para problemas simples, que não exigem receita médica.

Para aproveitar o Dia da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, que tal conhecer algumas dicas dos principais remédios e acessórios que não podem faltar na farmácia doméstica?

Dicas e cuidados para montar a farmacinha

A Associação para Defesa dos Direitos do Consumidor (Proteste), montou uma lista com os itens de primeiros socorros e medicamentos que devem fazer parte da farmacinha caseira. Entre os insumos estão algodão, ataduras, curativo adesivo, bolsa térmica, esparadrapo, compressas de gazes estéreis em diferentes tamanhos, soro fisiológico 0,9%, pinça, termômetro digital e tesoura de pontas arredondadas.

Já para os medicamentos, a dica é ter remédios à base de paracetamol, ibuprofeno, dipirona ou ácido acetilsalicílico para tratar dores e febre. No caso de digestão difícil, sais de alumínio.

Produtos com nafazolina, fenoxazolina, oximetazolina e pseudoefedrina também são úteis para nariz entupido. Antissépticos com iodopovidona e clorexidina para feridas. Mas atenção, a farmacinha deve conter apenas medicamentos e produtos básicos para emergências e todos os medicamentos devem estar acompanhados das bulas.

Antes de fazer a compra, o ideal é consultar um médico e anotar dicas básicas, como quais deles não podem ser consumidos ao mesmo tempo, de quantas em quantas horas devem ser tomados e o que fazer em caso de reação alérgica.

Também é importante manter a caixa de medicamentos em um local de fácil acesso, mas fora do alcance de crianças e pessoas que podem fazer o uso inadequado dos produtos. Além disso, a Protese indica cuidar sempre dos prazos de validade.

Os que estiverem vencidos devem ser entregues em drogarias ou farmácias para descarte, mas nunca jogados no lixo comum, pois podem contaminar o meio ambiente e causar problemas.

farmacinha

A caixinha deve conter produtos de primeiros socorros e remédios básicos. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer a farmacinha do bebê

Quando se trata da farmacinha do bebê, as dicas são mais específicas e é preciso ter ainda mais atenção. Desde o nascimento da criança já é indicado ter os itens básicos, que tratam de problemas comuns dessa fase e ajudam nos cuidados diários.

É indicado ter opções como termômetro, termômetro para a banheira, pacotes de algodão, lenço umedecido, tesourinha sem pontas, sabonete neutro líquido, cotonetes, pomada contra assaduras, soro fisiológico, óleos vegetais ou cremes e repelente de insetos infantil.

Já quando o assunto são os remédios, vale cuidado redobrado. Para evitar riscos de dosagem excessiva ou medicamentos inadequados para a idade dos pequenos, o ideal é sempre consultar o pediatra e verificar quais são as recomendações específicas para o seu filho.

E aí, já separou a lista com tudo que precisa para uma farmacinha caseira? Deixe a sua opinião nos comentários.