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6 Maneiras fáceis e práticas de ficar forte sem musculação ou halteres

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

Para fortalecer nossos músculos precisamos de apenas uma coisa: nosso corpo. Aparelhos de exercícios e halteres são apenas complementos para auxiliar no aumento da força, mas eles não são essenciais nessa tarefa. Como se não bastasse, eles também podem ser perigosos se mal utilizados, e não são recomendados a pessoas que possuem problemas específicos de saúde. Veja abaixo quais são as 6 maneiras mais fáceis tornar seu corpo forte sem a ajuda de halteres ou aparelhos de musculação:

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1) Agachamento

Este exercício é um dos mais clássicos. Você deve separar suas pernas paralelamente, manter suas costas extremamente retas e dobrar os joelhos num ângulo de 90º. Fique atento para que seus joelhos fiquem na mesma linha que seus tornozelos, pois isso evita graves lesões. Para desenvolver sua musculatura, mantenha esta posição durante um certo tempo. Comece realizando uma série de 4 a 8 repetições de 15 segundos, com repousos de 30 segundos, 3x por semana.

2) Levantando as pernas

Estique suas pernas no chão, mantendo as costas retas. Levante uma perna, sem utilizar a força de suas mãos. Mantenha-a levantada durante 4 a 15 segundos. Repouse por aproximadamente 8 segundos e repita a operação com a outra perna. Para fortalecer os braços, estire-os para a frente ou lados, num ângulo de 90º. Faça 3 séries de 30 repetições, 3x por semana.

3) Exercícios de forças contrárias

Este tipo de exercício é baseado no jogo de duas forças iguais, uma estende e a outra contrai. Logo, não existe movimento. Por exemplo, você pode empurrar uma parede com força, mantendo as palmas das mãos na altura do peito.

4) Braços e mãos fortes com bolas pequenas

Você vai precisar de uma bola anti-estresse pequena, para apertá-la suavemente durante 4 a 8 segundos. Repita a operação com a outra mão. Faça 3 séries de 4 a 8 repetições, 3x por semana.

5) Exercícios com bolas e elásticos

As bolas e elásticos permitem que você faça todos os exercícios citados acima, mas trabalhando outros músculos ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode fazer os agachamentousando cintas elásticas, ou os abdominais utilizando uma bola de tamanho médio entre os joelhos ou tornozelos.

6) Boulder

O boulder é um tipo de escalada, onde você se movimenta numa parede, muro ou túnel. Os iniciantes deste esporte não precisam utilizar nenhum material de escalada, pois eles começarão a escalar a uma altura pequena do solo. Este esporte é altamente seguro e é um grande aliado no ganho de força e destreza rapidamente, na parte superior e inferior do corpo. O boulder é um exercício forte, por isso, recomenda-se que você o inicie realizando uma ou duas sessões de 15 minutos por semana, fazendo várias pausas para repousar.

Dica: O mais recomendando é iniciar seus treinos de forma suave, e aumentá-lo aos poucos. Se você conseguir manter um ritmo constante, logo perceberá as diferenças. É importante também sempre fazer alongamentos antes e depois de ter feito os exercícios, se alimentar bem e de forma saudável, beber bastante água durante o dia e após praticar esportes para evitar a desidratação.


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