Dança

Saiba as vantagens das aulas de dança para crianças e adolescentes

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

beneficios-da-dança-para-criançasMuitos pais querem manter seus filhos ativos, razão pela qual a maioria dos pais querem matricular a criança em uma aula de dança para crianças e adolescentes. A dança é uma expressão saudável da alma através das linhas do corpo e do movimento puro. Além disso, é uma atividade que permite bombear o sangue mais rápido e, o coração adquirindo um bom ritmo de batimentos, garante que o corpo fique em forma. E quando se trata de encontrar uma boa maneira de liberar as emoções, aqueles que escolhem a dança como opção, são mais propensos à expressão saudável. As crianças que optam por este tipo de atividade, ficam mais sensíveis com o mundo de maneira positiva e se tornam menos propensos a ter emoções negativas, como a raiva, a solidão e o medo de se sentir inferior às outras pessoas.

 

Por que matricular seus filhos em uma aula de dança para crianças e adolescentes?

De acordo com pesquisas, há um número crescente de crianças com baixos níveis de atividade física. O estudo revela aos pais que a melhor maneira de fazer com que os filhos sejam mais ativos é encontrar algo que seja ao mesmo tempo divertido. O curso de dança para crianças é uma ferramenta eficaz para ajudar os pais e os filhos. Geralmente, os cursos são organizados por professores de dança que têm a capacidade de tornar o ambiente agradável e a atividade atrativa para os pequenos e mesmo para os não tão pequenos.

 

Quais são os benefícios?

Se você, como a grande maioria, é um pai preocupado com a saúde física e mental do seu filho e que pensa em matriculá-lo em uma aula de dança, você pode estar interessado em saber o que aguarda o seu filho nessas aulas. Aulas de dança para crianças pode trazer muitos benefícios positivos para as crianças e os adolescentes (e, por que não, para os adultos!), como a melhoria do processo de aprendizagem, por exemplo. Os sistemas de dança colaboram para a alimentação do lado sensorial integrado, da cognição, da atenção, do emocional e das atividades motoras. Estes são as forças motrizes de todas as outras forças de aprendizagem. A dança também ajuda a libertar as tensões internas. Além disso, ela melhora as habilidades motoras, de memória e de equilíbrio, mas contribui, sobretudo, para a construção de auto-confiança do seu filho.

Estimular a auto-estima é muito importante, porque afeta a maneira de pensar, agir e até mesmo como você se relaciona com os outros. Ela também permite que o seu filho explore o seu próprio potencial. A baixa auto-estima provoca pensamentos negativos que tornam o seu filho mais fraco e com medo de enfrentar desafios. As aulas de dança podem ajudar a aumentar a auto-estima do seu filho e a percepção de auto-imagem, pois a dança é uma daquelas atividades que ajudam a criança a se sentir bem com seu corpo. Pessoas que sabem dançar tendem a ter uma auto-estima elevada e saudável. Outro benefício da dança é a capacidade de melhorar as habilidades sociais de seu filho, que se sentirá mais integrado nos grupos e criará desde cedo ligações com pessoas com os mesmos interesses.