Dança > Fitness > Guia de Carnaval

Carnaval emagrece! Saiba quantas calorias você gasta dançando

Por Francine Costanti 10/03/2019

Carnaval é sempre uma época de muita empolgação para quem gosta de pular em bloquinhos de rua, acompanhar trios elétricos ou ir aos desfiles das escolas de samba. Além de ser uma delícia, curtir a folia também ajuda a emagrecer!

O gasto calórico pode variar de acordo com cada tipo de dança e com o ritmo dos foliões. A nutricionista clínica e esportiva Dra. Joyce Serafim esclarece as dúvidas sobre o tema e conta como preparar seu corpo para sair às ruas e aproveitar a festança com saúde.

Orientações básicas

Existem algumas precauções para curtir o Carnaval de maneira saudável. Hidrate-se bastante com água, principalmente se for consumir bebida alcoólica, que desidrata o corpo. Vale a pena investir também na água de coco natural, pois ela contém minerais e tem as calorias de uma fruta. O descanso também é bem-vindo! A folia pode estar boa, mas se você não der uma parada para descansar, o corpo não vai aguentar o ritmo.

Preparo do corpo

Se você faz academia, dê uma atenção aos treinos de pernas, glúteos e abdômen, pois esses são os músculos mais exercitados no Carnaval. O preparo para a folia pode evitar torções e dores musculares.

Alimentação

A nutricionista recomenda um lanche reforçado antes de sair de casa. “Faça um bom café da manhã com frutas, ovos, pão integral e vitamina, pois geralmente ficamos muito tempo sem comer e gastamos bastante energia durante a folia. Isso irá manter você saciado por mais tempo, mas não se esqueça de fazer todas as refeições para dar energia ao corpo. Evite comer lanches gordurosos e frituras para não te deixar mais cansado”.

Fantasias

Quantas as roupas, o ideal é escolher as de tecido mais confortáveis. “Use roupas e fantasias claras e leves, se possível de algodão e que permitam uma melhor transpiração. Não se esqueça do protetor solar, principalmente no rosto, para você curtir o dia sem se preocupar com a exposição excessiva ao sol”, orienta.

Calorias gastas por hora em cada dança

Desfile em carro alegórico: 152 kcal
Baile de Carnaval: 183 kcal
Bloco de rua: 213 kcal
Desfile na avenida 244 kcal
Sambar: 254 kcal
Trio elétrico: 274 kcal
Dançar axé: 305 kcal
Dançar frevo: 365 kcal

Veja também: Carnaval saudável: Como garantir a diversão sem descuidar da saúde