Dança

Pole fitness ganha espaço como alternativa de exercício

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

O pole fitness é uma dança que envolve movimentos em torno de uma barra vertical. A modalidade trabalha toda a musculatura do corpo e tonifica os músculos. Além disso, essa é uma ótima atividade para quem deseja reduzir a gordura e ganhar massa magra.

Uma aula, que dura em média uma hora, pode queimar até 400 calorias. Essa técnica define os bíceps, abdômen e glúteos, além de trabalhar a musculatura da região pélvica.

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Técnica de dança é sensual e também ajuda a definir musculatura. Foto: iStock, Getty Images

Resultados do pole fitness aparecem rapidamente

Bastam três meses de exercício para começar a notar os resultados. Os braços e abdômen ficam definidos e a pessoa vê aumentar sua resistência, equilíbrio e também melhora a respiração.

Outra parte do corpo bastante trabalhada são as pernas. Durante os movimentos são realizadas acrobacias semelhantes às do balé. Dessa forma, o corpo mantém a postura e força a parte muscular.

Se você deseja um resultado mais acentuado nas pernas, é necessário que durante os exercícios trabalhe bastante o abdômen – principalmente dos movimentos de inversão (em que se fica de cabeça para baixo) e giros com pernas esticadas.

Os benefícios do pole fitness vão muito além de deixar o corpo definido. Essa prática ajuda a aumentar a autoconfiança. Muitas mulheres tímidas procurar fazer essas aulas para se soltarem mais. Por ser uma atividade divertida, prazerosa e estimulante, elas acabam deixando a timidez de lado e levando essa leveza para a vida pessoal.

A maioria das pessoas que começam a praticar pole fitness acaba viciando na atividade. Por não ser monótona, é uma boa opção para quem tem preguiça de se exercitar. Os exercícios físicos precisam ser praticados com vontade. Para ter esse estímulo, é necessário encontrar alguma atividade que você goste de verdade.

Noções de equilíbrio no pole fitness

Outro aspecto bastante trabalhado é o equilíbrio. A maior parte dos exercícios são feitos longe do chão, e o corpo aprende a se equilibrar.

Durante as aulas, a instrutora ensina a parte teórica, artística, técnica, equilíbrio e postura, para que as alunas pratiquem a atividade do modo certo. Se o trabalho corporal for realizado de forma correta, é possível ter bons resultados em pouco tempo.

Qualquer pessoa pode praticar o pole fitness, com algumas exceções. Por exemplo, quem sofra de complicações nas articulações precisa realizar uma avaliação médica antes de começar essa prática. Vítimas de labirintite, hérnia de disco ou problemas na coluna também devem evitá-la. De forma geral, o exercício pode ser praticado a partir dos 15 anos de idade.

A roupa indicada para se utilizar nas aulas é um top e um short mais curto, pois o atrito da pele junto com a barra de inox é essencial para que a pessoa mantenha o equilíbrio. É desaconselhável utilizar hidratante, já que o corpo produz suor durante a atividade.

O pole fitness é uma atividade muito sensual, mas isso não significa que não seja um exercício físico que traz muitos benefícios à saúde.

 

 


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