Resultado de uma falta de regras e punição adequada, a inconsistência da disciplina ou a falta de apoio do corpo docente de um sistema disciplinar, a indisciplina é, grosso modo, a falta de moderação ou disciplina em sala de aula. Os problemas sociais, causas ambientais, problemas psicológicos, problemas familiares ou falta de disciplina em casa podem contribuir para a indisciplina na sala de aula e interferir diretamente na educação da criança e do adolescente.
Interrupções de aprendizagem
Um sinal precoce de indisciplina, as interrupções em sala de aula, como estudantes falando fora de hora, usando o humor em momentos inadequados ou atacando verbalmente outros estudantes, pode interferir na qualidade do ensino. O ambiente barulhento e desconcentrado pode prejudicar gravemente a formação de outros alunos na classe. Este tipo de situação obriga o professor a resolver o problema diretamente, redirecionando o tempo de aula para as questões específicas de indisciplina ao invés de ensinar. A sensação de que o aluno não será punido por perturbar a classe, devido a punição inconsistente no passado ou uma impressão geral de pouca disciplina, dá aos estudantes a sensação de que eles podem continuar com esse tipo de comportamento sem preocupação. E muitas vezes isso pode vir a se tornar uma epidemia na classe!
Autoridade do professor
A relação aluno-professor pode ser diretamente afetada pela falta de disciplina adequada em situações em que o aluno torna a aula turbulenta, resultando em um menor respeito pelo profissional como um instrutor e como uma figura de autoridade. O problema: a partir disso, os alunos tendem a ficar menos propensos a ver a instrução de seus professores como uma valiosa experiência de aprendizado.
Intensificação do problema
Uma aplicação incoerente das regras da sala de aula também pode acarretar em indisciplina. Ou seja, aplicando regras de forma aleatória, o professor pode estar colocando em risco a harmonia na sala de aula. Delitos menores, como a interrupção da aula, são ignorados, enquanto o professor tenta manter o andamento da aula. Como resultado dessa inconsistência, problemas de disciplina iniciais, sob um sistema que não quer enfrentar tais problemas, inspira seus alunos a praticar atos maiores ou mais perigosos de mau comportamento, pois não serão punidos.
Violência
Uma coisa pode, sim, acabar levando à outra. A transição de uma falta de disciplina para a violência ocorre quando os estudantes ficam com a impressão de que eles não serão responsabilizados por suas ações. De acordo com o relatório de gestão e tratamento de indisciplina na escola, os estudos têm demonstrado uma forte ligação entre a falta de disciplina, e o aumento na violência entre os alunos. Como resultado, os alunos que vão à escola em sistemas onde a indisciplina é um problema, enfrentam a ameaça de violência todos os dias, todas as vezes que entraram em suas escolas.