Saúde Mental

A vergonha tem lhe atrapalhado? Veja 9 dicas para perder a timidez

Por Redação Doutíssima 08/08/2014

Sentir vergonha é algo natural para todas as pessoas. Isso não é necessariamente ruim e também pode ser considerado normal, já que nem todas as pessoas têm facilidade em falar em público ou fazer contato com estranhos.

Quando é hora de perder a timidez

Porém, quando este sentimento começa a limitar o seu convívio saudável com a sociedade, é hora de se preocupar e buscar modificar algo. Tentar perder a timidez não é uma tarefa simples, mas pode ser superada de forma gradual.

perder-a-timidez

Se a vergonha limita o convívio com a sociedade, é hora de perder a timidez. Foto: Shutterstock

9 dicas para perder a timidez

Procure pensar positivo

O otimismo pode ser a porta de entrada para perder a timidez. Pessoas tímidas costumam pensar que as coisas sempre vão dar errado para ela. Pensar sempre no pior diminui a sua autoconfiança pode lhe prejudicar em tarefas simples.

Busque entender o mundo

Quem é mais envergonhado costuma evitar contato com outras pessoas e se fechar em um mundo paralelo, longe delas. Tente enxergar os problemas das outras pessoas e compreender como elas se sentem, isso pode ajudar a perder a timidez.

Tente diminuir a ansiedade

Respire fundo antes de atender ao telefone. Beba um pouco de água antes de conversar com alguém que você não conhece. Parecem dicas simples, mas vão lhe ajudar a controlar a ansiedade que faz você gaguejar, esbarrar em objetos e esquecer palavras.

Estabeleça algumas metas

Por mais banais que elas pareçam, objetivos concretos são importantes para perder a timidez. Por exemplo, programar no início do dia que você vai conversar com uma pessoa no transporte para o trabalho. Pequenos exercícios, com aumento gradual de dificuldade farão com que você melhore aos poucos.

Não pense que você é o pior

Pessoas tímidas costumam pensar que ninguém vai gostar delas porque elas têm dificuldade de comunicação. Acham que esse é o pior defeito que alguém pode ter. Procure pensar que você é uma pessoa inteligente e interessante, que apesar de não ter facilidade na comunicação vai superar isso e fazer boas amizades.

Cuidado com a postura

A cabeça baixa e o tronco inclinado para baixo são características de pessoas envergonhadas. Erga a cabeça, olhe as pessoas nos olhos e deixe a coluna reta. A postura corporal faz com que você se destaque positivamente e facilita o convívio com as outras pessoas.

Não supervalorize as outras pessoas

Outro passo importante para perder a timidez é parar de pensar que os outros são perfeitos e colocá-los em um patamar inatingível. Todos têm algum tipo de defeito, a diferença é como conseguimos lidar com eles.

Não se cobre tanto

Nem sempre você vai fazer o comentário mais inteligente ou a piada mais engraçada. Nem por isso você vai deixar de manter contato ou as pessoas vão deixar de gostar de você. Interaja o máximo possível.

Nem todos vão gostar de você

É impossível agradar a todos. Muitas vezes você pode não ser bem aceito em determinado grupo, mas nem por isso você vai deixar de tentar. As pessoas são diferentes umas das outras e você tem que conhecer bem as suas qualidades e seus gostos para se aproximar de pessoas com quem possa ter afinidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!