Equilíbrio > Família > Saúde Mental

Difícil, mas possível! Saiba como sobreviver morando sozinha

Por Redação Doutíssima 28/05/2014

Seja qual for o motivo pelo qual você decidiu ir morar sozinha, é importante conhecer alguns truques que podem facilitar a experiência. Entenda como sobreviver morando sozinha 

 

morando sozinha

 

Morar sozinha pode ser uma aventura. Ter seus próprios horários e a liberdade de não ter que dar explicações aos seus pais sobre qualquer coisa que você faça pode parecer um tanto quanto tentador não é mesmo? Mas e na hora de organizar a casa, lavar e passar a sua roupa e dar um fim naquela pilha de vasilhas sujas? Você está pronta para enfrentar esses desafios? Aqui vão algumas dicas que podem ser muito úteis para você que sonha em conquistar a sua independência morando sozinha.

 

Morando sozinha

 

Crie uma rotina 

Morando sozinha você vai perceber que a rotina vai ser sua maior aliada. Cultivando pequenos hábitos diários como: arrumar a cama sempre ao se levantar, não deixar louça suja acumulada na pia, trocar frequentemente o lixo do banheiro e da cozinha e evitar deixar objetos espalhados pela casa. Se você está indo morar sozinha pela primeira vez, pode ser que leve algum tempo para se acostumar com cada uma dessas atividades, mas com o tempo você verá que todas elas são muito mais simples do que você imaginava.

Além desses pequenos hábitos diários, os hábitos semanais também são importantes. Lavar e passar a roupa, dar uma boa faxina na casa e fazer compras no supermercado são alguns exemplos de atividades que podem ser feitas apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com suas necessidades.

O micro-ondas 

Se você não sabe cozinhar o micro-ondas pode ser outro aliado. Porém, tome cuidado para não virar refém do aparelho. Além de não ser saudável, se toda vez que precisar fazer uma refeição você recorrer a ele, poderá ter uma surpresa desagradável em sua conta de luz no final do mês.

Se tiver oportunidade e condições, uma boa opção é fazer um mini curso de culinária, onde poderá aprender a cozinhar pratos simples como arroz, feijão, macarrão, carnes, etc. Mas se você não dispõe de tempo ou dinheiro para realizar um curso de culinária, pesquise na internet. Comece por pratos simples e, à medida que seus dons culinários forem se aprimorando, você poderá começar a preparar refeições mais requintadas.

As contas

Um item que você não pode se esquecer nunca são as contas. Faça o pagamento sempre adiantado ou no máximo na data do vencimento. Assim, evitará multas e, na pior das hipóteses, o corte no fornecimento de algum serviço indispensável, como internet, luz ou água. Uma boa dica é colocar suas contas em débito automático, ou possuir internet banking. Assim você evitará aquelas filas enormes nos bancos e poderá quitá-las a qualquer hora, em qualquer lugar.

Telefones úteis 

Tenha sempre gravado em sua agenda telefônica uma lista com números que você possa precisar como: chaveiro, farmácia, restaurantes com delivery, eletricista, encanador.

A diarista 

Se você não tem condições de contratar uma empregada doméstica, a diarista pode ser uma boa opção. Contratando o serviço de uma especialista no assunto uma vez por semana ou a cada quinze dias, sua casa ficará sempre limpa, sem aquelas sujeirinhas mais difíceis de limpar.

Quando necessário, não hesite em pedir ajuda dos familiares, de um vizinho em que você confia, ou de um amigo mais experiente. Mas o mais importante é ter paciência. Com o tempo e seguindo essas dicas básicas, você irá tirar de letra todas as dificuldades que alguém enfrenta ao morar sozinho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Cansado de tantos relacionamentos vazios? Veja dicas para encontrar o par ideal

Relacionamento: porque não consigo encontrar um namorado

8 Passos para um primeiro encontro perfeito

Como paquerar na balada

10 Dicas sobre como paquerar pela primeira vez

5 tipos de encontro para conhecer um futuro parceiro

4 Lugares para não ir no primeiro encontro