Saúde

Existe idade certa para fazer a primeira mamografia?

Por Redação Doutíssima 03/03/2014

A mamografia nada mais é do que o exame radiológico dos seios, sem riscos e eficaz no diagnóstico precoce do câncer de mama.

No entanto, pouco sabe-se sobre em que fase da vida ou a partir de que idade a mulher deve realizar o primeiro exame. Não existe uma ordem oficial. Um tema que vem sido discutido em vários países, incluindo o Brasil.

mamografia

O governo americano deu início à polêmica, contestando o custo benefício do exame através de estudos que apontam que a mamografia só teria uma relação custo-benefício favorável quando realizada após os 50 anos de idade, pois antes dessa idade o exame seria pouco eficaz. Levando a discussão para o campo econômico/político, sendo que somente as mulheres com mais de 49 anos possuem este benefício coberto pelo governo.

No Brasil, nunca se foi pesquisado a melhor idade para realização da primeira mamografia e o SUS ( Sistema Único de Saúde) não possui uma ordem oficial. No entanto, apesar das discussões, a recomendação geral é que todas as mulheres realizem o primeiro exame de mamografia quando atingirem a idade de 40 anos. Um direito assegurado por lei sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2008.

Enquanto o CBR ( Colégio Brasileiro de Radiologia) sugere que as mulheres que não possuem nenhum indício de nódulos, realizem a primeira mamografia aos 35 anos, e que é preciso repetir o exame a cada dois anos entre os 40 e 49 anos, e todo ano a partir dos 50 anos.

mamografia

Mamografia preventiva

A mamografia ajuda na detecção precoce de mais de 90% das lesões cancerosas, e também sua cura, como acontece na maioria dos casos. Estudos apontam que a chance de ter câncer de mama aos 40 anos é bem menor do que a partir dos 40 anos, desta forma, fica para a mulher decidir a melhor idade para realizar sua primeira mamografia.

A única indicação dos médicos é que o exame só deve ser realizado antes dos 35 anos de idade, somente em casos específicos. Lembrando que antes de fazer a primeira mamografia, é importante que as mulheres façam o auto-exame das mamas. Este exame deve se tornar parte da rotina, realizando pelo menos uma vez ao ano junto com o exame clínico.

Junto com o auto-exame e o exame clínico, a mamografia garante a diminuição da taxa de mortalidade pelo câncer de mama. Pois em mais do que em qualquer outro tipo de câncer, neste a prevenção pode ser a cura.

 

 

Saiba mais:

Como funciona uma mamografia?

Caminhar reduz risco de câncer de mama

câncer de mama: Mitos e verdades

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Estudo vincula atividade física a menor risco de câncer de mama

Como lidar com a depressão no tratamento contra o câncer

Teste detecta câncer em apenas cinco minutos