Filhos

Brincar em casa não depende dos eletrônicos. Conheça 6 opções

Por Redação Doutíssima 03/08/2014

Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais dependentes de eletrônicos para terem garantida sua diversão. Mas isso não precisa ser assim: existem inúmeras opções de jogos para brincar em casa e bem longe de notebooks, videogames ou tablets.

Brincar em casa pode ser opção divertida

Neste artigo, você poderá descobrir algumas opções que pode proporcionar ao seu filho para brincar em sua própria casa sem recorrer às modernidades eletrônicas. Muitas dessas atividades são educativas e interativas, favorecendo a interação entre pais e filhos.

brincar-em-casa

Jogos de tabuleiro, como damas e xadrez, são ótimas opções para brincar em casa. Foto: Shutterstock

6 jogos para brincar em casa

1. Jogos de Tabuleiro

Se você acha que jogos de mesa ou tabuleiro são coisas do passado, está enganado. Basta ir a uma loja infantil de brinquedos e ver que eles ainda estão lá. Caso você não tenha, faça esse investimento. É diversão na certa.

Algumas opções de tabuleiro para brincar em casa são os jogo de damas, xadrez e banco imobiliário. Jogos da memória e quebra-cabeças são outras ótimas alternativas.

2. Esconde-Esconde

Essa brincadeira é clássica e pode ser prazerosa e diferente quando feita dentro de casa e com os próprios familiares. Sim, é possível brincar em casa de esconde-esconde, apenas criando algumas variações para isso.

Por exemplo, vocês podem combinar de cada um ficar com uma lanterna, apagar todas as luzes e, então, os que estão escondidos podem piscar as lanternas algumas vezes para indicar e dar uma pista à pessoa que está procurando o local aproximado do esconderijo.

3. Boliche

Você acha que precisa sair de casa para jogar boliche? Não, mesmo! É possível brincar em casa de boliche. Para isso, basta juntar algumas garrafas pet e ordená-las de forma crescente: uma na frente, duas atrás, três atrás dessas duas e assim sucessivamente. Até mesmo uma bola de tênis pode ser utilizada no jogo. É diversão garantida.

4. Adivinhe a música

É possível brincarde adivinhe a música de duas maneiras. A primeira é quando uma pessoa começa a cantar uma música e continua cantando até que a outra pessoa acerte qual o nome da música ou, então, consiga assumir o comando e continuar cantando – quem adivinha a música é o próximo a cantar.

A segunda é recomendada para as famílias que conhecem bastante do ramo musical: ligue o rádio, deixe a música tocar por 5 segundos e, então, desligue o aparelho: quem souber o nome da música que está tocando vence a rodada.

5. Busca ao tesouro

Nessa ótima alternativa para brincar em casa, também são possíveis duas variações. Você pode escolher alguns objetos da casa, mostrá-los aos pequenos e, então, escondê-los, para que as crianças depois os encontrem – ganhará a brincadeira aquele que encontrara mais.

Mas você também pode criar diversas pistas, que levem a outras pistas, e assim sucessivamente, até que se chegue ao tesouro, que pode ser um chocolate, por exemplo – uma dica é fazer as pistas em forma de quebra-cabeça ou enigmas, para que as crianças tenham seu raciocínio lógico estimulado. De uma ou de outra forma, elas irão adorar.

6. Jogo de cartas

Com um simples baralho, é possível jogar centenas de jogos. E brincar em casa com cartas é bem bacana, já que existem jogos adequados para todas as idades, podendo agradar as crianças – das menores às maiores.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!