Motivação

Como conquistar a autoconfiança!

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

05.21 autoconfiança 2

A autoconfiança é uma das qualidades mais complicadas: enquanto alguns têm muita, outros são extremamente carentes. A confiança, não é inata. Mas existe algum truque para recuperar a autoconfiança? Com 10 dicas nós vamos lhe ajudar a desenvolver sua autoconfiança, confira:

1. Não fuja dos olhares

Sempre que alguém olhar para você francamente, você olha para baixo ou virar a cabeça. Pare de fugir do olhar do outro! A comunicação não acontece apenas através das palavras e conversas. As expressões faciais, tanto suas quanto do seu interlocutor, são importantes. Claro, não exagere. Não precisa ficar encarando a pessoa com quem você está conversando o tempo todo.

2. Recicle o seu medo

Você tem um medo quase pânico em situações novas. Não gaste toda a sua energia e seus pensamentos para tentar esconder o seu nervosismo. Em vez disso, tente transformá-lo em ações: falar, se aproximar de outras pessoas…

3. Procure entrar em contato

Se envolver em uma conversa com um estranho ou até mesmo com o seu vizinho do lado parece impossível. Dizem que todo mundo fica nervoso quando tem de lidar com uma terceira pessoa. Precisamente, tente se forçar a criar o contato em vez de continuamente procurar evitá-lo. Isso deve tranquilizá-lo e ajudá-lo a encontrar as melhores maneiras de construir relacionamentos.

4. Mergulhe de cabeça

Sinta-se livre para explorar novos ambientes e novas experiências com intensidade, sem pensar nos outros. Aos poucos, você vai se tornar capaz de se adaptar às novas circunstâncias em qualquer momento!

5. Não imite

Embora às vezes possa ser útil ter como modelo alguém que está sempre confiante. No entanto, estabeleça os limites desta imitação. A confiança se manifesta de forma diferente dependendo da personalidade e do estilo de cada um, então, você não pode tomar as suas atitudes com base nas decisões dos outros. Encontre a sua própria forma de expressão.

05.21 autoconfiança

6. Eu sou o melhor

Use essa dica! Repita para si mesmo “Eu posso fazer isso” ou “Eu sou o melhor”. Tudo bem, pensamento positivo dá resultados um pouco aleatórios, mas não custa nada tentar aplicar a técnica. Às vezes você só precisa de um empurrãozinho para chegar no lado vencedor!

7. Afirme-se

Falar em voz alta não é necessariamente um sinal de confiança, mas ajuda a expor suas ideias. E é certamente mais eficaz do que sussurrar a mão sobre a boca. Também olhar o entrevistado nos olhos e falar diretamente com a pessoa em questão.

8. Não escolha objetivos irreais

Sua falta de confiança em si tem um sentido permanente de fracasso? Pare de definir ou aceitar metas inatingíveis. A chave para a autoconfiança é o realismo, portanto você precisa saber suas habilidades e, acima de tudo, seus limites! Passar com êxito esses pequenos passos irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos, desde que se mantenham dentro de limites razoáveis​​.

9. Progresso

Para evitar falhas, você deve conhecer os seus erros! Estude precisamente as razões para seus fracassos passados​​, tanto profissionais como privados. Evitando repetir os erros antigos, você só pode melhorar.

10. Exercite-se

Escolha um clube desportivo perto de você. Especialmente, cadastre-se na sua categoria e tentar confrontar as pessoas do seu nível. Especialmente em um curto espaço de tempo, você ficará surpreso se o seu progresso.

Fonte: doctissimo.fr

Tradução e adaptação: Luiza Barreto