Qualidade de vida

Quer aliviar o estresse? Confira 7 maneiras de combater a tensão

Por Redação Doutíssima 07/10/2014

Se você é uma daquelas pessoas que não conseguem relaxar, saiba que isso é sinal de estresse. Muitas pessoas estão sempre preocupadas e mesmo depois de um dia intenso de trabalho, ao chegar em casa, não conseguem aliviar o estresse.

Alivar o estresse é preciso

Isso as impede de fazer qualquer atividade sem pensar nas tarefas que não conseguiram executar. Você viu essa situação como uma descrição real dos seus dias? Está na hora de tomar uma atitude em prol do seu bem-estar e principalmente da sua saúde.

aliviar-o-estresse

Rotina estressante pode ser vencida com a adoção de novos hábitos. Foto: Shutterstock

7 dicas para aliviar o estresse

O estresse tem sido associado com algumas condições graves, incluindo doenças cardíacas, câncer e depressão. Por isso, conheça 7 maneiras eficazes para você tentar aliviar o estresse.

1. Maracujá

O maracujá tem sido considerado como um “remédio popular” para a ansiedade e insônia, mas alguns estudos demonstraram que a fruta pode ter a sua eficácia comparada com drogas de benzodiazepina, que são utilizadas para o tratamento do estresse.

Embora não esteja provado, acredita-se que o maracujá aumenta os níveis de um produto químico, o ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Isso diminui a atividade de algumas células do cérebro, fazendo você se sentir mais relaxado.

2.  Massagem

Quem não gosta de uma boa massagem, não é mesmo? Sabia que a técnica tem sido usada para o alívio de estresse por milhares de anos? Historicamente, os chineses usaram a massagem para abrir canais de energia bloqueados, a fim de melhorar a saúde.

Mas hoje em dia a massagem pode ser uma boa ferramenta para relaxar os músculos tensos e melhorar a circulação, o que pode fazer maravilhas para aliviar o estresse.

3. Meditação

A meditação leva apenas 15 a 30 minutos do seu dia, o que é possível, mesmo em uma agenda lotada. Também é extremamente acessível, considerando que a única ferramenta que você precisa é a sua própria mente.

Basta ficar um tempo em silêncio para permitir que seus pensamentos possam correr livres ou se concentrar apenas em sua respiração. Essa pequena quantidade tranquilidade em seu dia pode lhe ajudar a aprender a lidar ou até mesmo liberar o estresse.

4. Exercício físico

Quer seja uma aula de yoga ou alguns minutos de corrida, o exercício funciona da maneira como a meditação, pois lhe dá o tempo para ficar a sós com seus pensamentos e aliviar o estresse.

No entanto, o exercício também libera endorfinas no cérebro, o que melhora o seu humor. Também previne a obesidade e outros problemas de saúde.

5. Organize sua vida

A organização oferece uma sensação de controle e paz de espírito, e há uma série de maneiras que você pode melhorar neste aspecto. Se você é do tipo de pessoa que está sempre correndo, você pode fazer lista, para conseguir lembrar tudo o que precisa fazer.

Já se você é do tipo de pessoa que fica nervosa só de pensar em arrumar a casa, saiba que estudos têm demonstrado que a simples visão de desorganização pode aumentar a tensão. Por isso, se você quer aliviar o estresse, coloque a sua vida em dia.

6. Comer saudável

Alimentos saudáveis, como grãos integrais e proteínas podem aliviar o estresse e lhe dar a energia necessária para enfrentar o seu dia. Os alimentos que são especialmente eficazes para o estresse são o salmão e as amêndoas, de acordo com cientistas.

7. Limite o uso da internet e celulares

Desconectar. Ao afastar-se da internet e desligar o seu celular você pode bloquear alguns dos canais a partir dos quais o estresse pode chegar. Isso também nos permite viver o momento e poder apreciar outras coisas.

É particularmente importante cortar o uso de eletrônicos antes de dormir, o que pode reduzir os problemas relacionados com a insônia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!