Filhos

Nomes para bebês: confira dicas para a escolha combinar com ele

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

A expectativa pelo nascimento de uma criança gera várias dúvidas para os pais, principalmente aqueles de primeira viagem. E um dos momentos de maior incerteza é ao definir qual dos nomes para bebês será o escolhido. Mesmo quem já tem um nome escolhido há anos pensa duas vezes na hora H.

nomes-para-bebês

Fuja das dúvidas ao pensar nas diversas opções de nome para crianças. Foto: iStock, Getty Images

Não é para menos: poucas coisas são tão definitivas na vida – se é que há algo no mesmo nível – do que o nome que carregamos. Por isso, é preciso pensar bem para não se animar com algum dos nomes para bebês que seja febre no momento.

 

A escolha do nome reflete, geralmente, a personalidade dos pais, que podem contar com várias inspirações diferentes ao decidir sobre as possibilidades que serão avaliadas. Confira as principais maneiras de escolher nomes para bebês e faça a sua opção!

 

Nomes para bebês: inspirações

 

– Nomes religiosos

 

Se você segue alguma religião, livros como a Bíblia ou o Alcorão podem servir de fonte de inspiração para uma série de nomes para bebês tanto tradicionais quanto nomes menos comuns. E os exemplos podem servir também, claro, para pessoas que não são religiosas.

 

Exemplos com inspiração cristã: Pedro, Lucas, Miguel, Gabriel, Rafael, Tomé, Marcos, João Paulo, Martin, entre tantos outros. Entre as mulheres, nomes como Maria, Madalena, Fátima, Catarina e Isabel são algumas opções.

 

Exemplos de inspiração muçulmana: Ismael, Abraão, Muhhamad.

 

– Homenagem a parentes

 

Muitas pessoas escolhem os nomes para bebês homenageando parentes que já faleceram, como bisavôs e tios, por exemplo. Nestes casos, a escolha é bastante pessoal e precisa ser bem avaliada pelos pais. E os nomes vão depender, é claro, das pessoas que serão homenageadas.

 

– Nomes modernos

 

A “moda” varia bastante na escolha dos nomes para bebês a cada época. Durante algum tempo, um certo grupo de nomes ganha mais destaque, e a situação muda pouco tempo depois. Você pode se inspirar nos nomes mais escolhidos do momento e procurar algum que o agrade.

 

De acordo com o site brasil.babycenter.com, os nomes mais comuns no país em 2013 foram, entre os garotos, Miguel, Davi, Arthur, Gabriel, Pedro, Lucas, Matheus, Bernardo, Rafael e Guilherme.

 

Entre as meninas, as opções mais escolhidas foram Sophia, Julia, Alice, Manuela, Isabella, Laura, Maria Eduarda, Giovanna, Valentina e Beatriz.

 

Cuidados ao pensar nos nomes para bebês

 

Os papais também têm que pensar em algumas questões importantes ao escolher o futuro nome das crianças. Afinal, ninguém quer criar situações vergonhosas para os filhos com algo tão definitivo quanto o nome, não é mesmo?

 

Por isso, é importante pensar em situações como os possíveis apelidos próprios para os nomes, como eles combinam com os sobrenomes e até mesmo como ficarão endereços de e-mail e redes sociais no futuro. Vale a pena dedicar um tempo a mais para não ser surpreendido nessas situações.

 

As dicas estão aí, mas é claro que existem várias outras opções. Avalie bem, converse com o seu parceiro e escolha um nome que agrade a ambos para a criança que está chegando. Com certeza tudo vai contribuir para ela ser ainda mais amada por vocês.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros