Filhos

Veja 7 dicas para deixar sua casa segura

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Quem tem filhos pequenos sabe o quanto é importante ter a casa segura, principalmente durante a primeira infância. Dos primeiros engatinhos até, pelo menos, os cinco anos, a curiosidade é o principal motivador para os pequenos. Afinal, tudo é novo, colorido e faz barulho. O que acaba motivando e incentivando todos os sentidos deles.

 

casa segura

Móveis e objetos podem ser verdadeiras armadilhas para crianças pequenas. Foto: iStock, Getty Images

 

O que fazer para ter uma casa segura

 

Cozinha, quarto, sala, banheiro, lavanderia, enfim, todos os cômodos da casa têm algum ponto ou objeto que chamará atenção das crianças. E que pode representar riscos para sua saúde e integridade.

 

O desafio dos pais é tentar descobrir quais são os perigos existentes em cada espaço da casa e evitar que um choque, queda, ou quaisquer outros acidentes domésticos aconteçam. Às vezes, é preciso quase traçar uma tática militar para evitar que os pequenos se machuquem. Mas ninguém disse que seria fácil ser mãe e pai, não é mesmo!?

 

7 passos para ter a casa segura

 

Algumas atitudes que, em um primeiro momento podem parecer não ter importância, farão toda a diferença quando você pensar na segurança da sua família. Preste atenção nas dicas a seguir e esteja tranquilo de que está tornando o seu lar uma casa segura.

 

1. Cama

 

A cama, aparentemente o lugar mais seguro que se possa imaginar,  também pode apresentar riscos. Principalmente, na fase do berço. Fique atento se as proteções laterais têm grades com espaçamento de no máximo sete centímetros. Mais do que isso, é espaço para que uma cabeça fique presa. E ai você já, viu?! Vai ter choro e dodói.

 

2. Grades ou telas de proteção

 

Ainda no quarto, assim como na sala e sacadas, as janelas devem ter grades ou telas de proteção. A dica é obrigatória ainda mais para quem mora em apartamento.As cortinas, por sua vez, não devem ter puxadores. Lembre-se: criança não tem noção do perigo e é função dos pais oferecerem uma casa segura.

 

3. Sala

 

A sala é um dos cômodos que parecem os mais seguros possíveis. Nela há fios, tomadas, televisores, em alguns casos, bebidas alcoólicas – localizadas nos famosos barzinhos – que, cada uma ao seu jeito, representa riscos para os pequenos.

 

Por isso, coloque protetores nas tomadas, arrume os fios de forma que não fiquem visíveis, certifique-se que a TV está bem presa e, se for o seu caso, coloque as bebidas na parte mais alta do móvel.

 

4. Lavanderia

 

Ter uma casa segura, também significa ter uma lavanderia bem planejada. Isso não requer grandes projetos ou móveis, mas sim, atenção. Baldes e bacias devem ficar no alto, assim como os produtos de limpeza, que também deve ficar em armário com chave. Tanque sempre vazio e máquina de lavar com a tampa fechada.

 

5. Banheiro

 

O banheiro tem tantos perigos quanto a imaginação dos pequenos permitir. Por isso, fique atento! Cosméticos, remédios e aparelhos eletrônicos, como barbeador e secador de cabelo, deve ficar em lugar fechado e longe das mãozinhas deles. O piso deve estar sempre seco, e tapete só se for antiderrapante.

 

6. Cozinha

 

Um dos desafios de uma casa segura é a cozinha, afinal é panela, fogão, lixo, fósforo, etc. Tudo que for de vidro deve ser guardado em armários aéreos. Dê preferência a fogões com acendimento automático.

 

A lixeira deve ser mantida sempre fechada. E as gavetas que guardam talheres e materiais cortantes podem ser isoladas com travas. Feito isso, é só curtir a maternidade com um pouco mais de tranquilidade!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!