Filhos

Veja 9 ideias de passeios para crianças em Belo Horizonte

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

A capital de Minas Gerais integra a lista de cidades mais importantes do país. Belo Horizonte abriga mais de 3 milhões de habitantes, é conhecida por sua farta gastronomia e tem intensa programação cultural, além de fazer parte da rota dos shows internacionais que acontecem no Brasil.

Atrativos turísticos também não faltam. É na principal cidade mineira que está localizado o conjunto da Pampulha, criado por Oscar Niemayer, entre outros grandes marcos. Mas se a ideia é explorar a região com os pequenos, muitas também são as alternativas de passeios para crianças em Belo Horizonte.

passeios-para-crianças-em-Belo-Horizonte

Região da Pampulha é uma das atrações para todas as idades em BH. Foto: iStock, Getty Images

Por onde começar os passeios para crianças em Belo Horizonte

Para começar, a criançada que visita BH deve dar os primeiros passos apreciando um bom pão-de-queijo. A dica é também beber garapa, suco de cana-de-açúcar tradicional em solo mineiro. Só depois disso é que as opções de passeios para crianças em Belo Horizonte devem ser avaliadas.

Como não pode faltar, uma visita ao Jardim Zoológico é um dos passeios para crianças em Belo Horizonte que precisa ser acrescentado ao roteiro. Diversas espécies de animais vivem na segunda maior área verde pública da cidade que recebe, anualmente, em torno de 1,2 milhão de visitantes.

No local, há um borboletário, espaço onde borboletas e mariposas vivem entre as plantas. Na mesma área do zoo, fica o Jardim Botânico, que reúne diversificadas plantas, flores e frutos, além de estufas que narram um pouco da história dos vegetais.

Ainda dentro dos hectares que compõem do zoológico, localiza-se o Aquário Temático do Rio São Francisco. Maior aquário temático do Brasil, conta com mais de 20 tanques para manter peixes dos mais variados tipos: de piranhas e cascudos, todas espécies encontradas no Rio São Francisco.

Também em BH, o aquário No Mundo das Águas, além de abrigar peixes e outros animais aquáticos, exibe peças de naufrágios e esqueletos de corais.

Turismo histórico nos passeios para crianças em Belo Horizonte

A Lagoa da Pampulha, cartão-postal do município, é mais um dos passeios para crianças em Belo Horizonte. Com 18 quilômetros de perímetro, a atração merece ser conferida pela molecada – uma boa dica é convidá-los para uma caminhada no entorno.

Apesar de tratar-se de um grande centro urbano, a maior cidade de Minas Gerais não deixa a desejar em se tratando de contato com a natureza. Portanto, os passeios para crianças em Belo Horizonte podem, sim, ser feitos em meio ao verde.

O Parque das Mangabeiras, por exemplo, é a maior reserva ambiental de BH e de um dos maiores parques urbanos da América Latina. Conta com quadras de peteca, de tênis e poliesportivas, além de áreas para churrasco e piquenique.

Já o Mirante das Mangabeiras é recomendado para quem quer uma vista privilegiada da cidade. O acesso ao local pode ser feito de carro até determinado ponto, depois é preciso caminhar a pé. Para não abusar da energia das crianças, recomenda-se que se leve água e lanche, pois não há restaurantes e bares nos arredores.

Por fim, na Praça JK situada no bairro Sion, tem-se, além de muitas árvores e espaço para bicicletas, playground, campo de futebol de areia e pista de skate.

Para os dias chuvosos, vale uma voltinha pelo Museu Giramundo, ambiente que resguarda o maior acervo de bonecos de teatro da América Latina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!