Exercícios

Desfrute da natureza! Caminhada no parque faz bem ao corpo e à mente

Por Redação Doutíssima 28/07/2014

Quando decidimos incluir a atividade física na nossa rotina, logo pensamos que é necessário nos matricularmos em uma academia. Porém, existem outras maneiras de nos exercitarmos, que custam menos e que também podem gerar ótimos resultados à nossa saúde.

Adote a caminhada no parque

Uma maneira simples e eficaz para manter uma atividade física regular é a caminhada no parque. Estudos indicam que exercícios feitos ao ar livre podem ser mais benéficos do que os praticados na academia.

caminhada-no-parque

Pessoas de todas idades podem se beneficiar ao realizar a caminhada no parque. Foto: Shutterstock

Que tal começar a trocar seus minutos de esteira por uma deliciosa caminhada em um belo parque da sua cidade? Veja como este tempo pode fazer bem para você.

Fuja da rotina

A maioria de nós tem uma tendência natural de sentir preguiça para ir treinar. Isso pode ser potencializado quando nos sentimos entediados com a rotina na academia. Uma caminhada no parque muda o seu cenário normal e, com isso, você vai se distrair e nem vai perceber que está trabalhando tanto quanto na academia.

Se, com a chegada do bebê ou se a vida agitada com as crianças lhe impede de praticar exercícios, não há mais razões para você não se exercitar. Invista em um carrinho para que você possa levar seu bebê.

Outro dia que pode ser muito divertido é levar o seu cão de estimação para uma caminhada. Você também pode formar uma turma para o seu exercício, então, convide amigos e familiares.

Outra vantagem da caminhada no parque é que você fica livre para escolher o seu local e o horário do seu exercício.

Caminhada no parque e seus benefícios

A caminhada não tem contraindicação e, por isso, pessoas de todas as idades podem se beneficiar com esta atividade física. Seus benefícios são vistos em todas as áreas do nosso corpo, como prevenção de doenças do coração, controle da diabetes e da obesidade, além da redução do estresse e do fortalecimento dos pulmões.

Com a caminhada no parque, é possível aumentar a sua frequência cardíaca. E isso é ruim? Não, é exatamente o contrário. Com o aumento da frequência cardíaca é possível qualificar a resistência do sistema respiratório, fortalecendo o coração e transportando nutrientes por todo o nosso corpo.

A caminhada proporciona também o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e mantém os nossos ossos saudáveis, o que evita a osteoporose.

Outro benefício importante em realizar uma caminhada diariamente é a diminuição da pressão arterial, que é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Além disso, também ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL) e combater a hipertensão.

Benefícios para a mente

Se a caminhada faz bem para a saúde do corpo, seus resultados também são vistos na nossa mente. Ao realizarmos uma caminhada, liberamos endorfina, hormônio responsável pela sensação de satisfação e bem-estar.

Com isso, pode reduzir o estresse e trabalhar com a prevenção de outras doenças causadas por ele. Ao respirarmos ao ar puro do parque, nosso organismo consegue reajustar o nosso sistema nervoso, o que pode contribuir na prevenção da depressão.

Um estudo publicado no Reino Unido, em 2010, comprovou que a caminhada no parque pode trazer, ainda, resultados para o humor e também para a melhora na autoestima dos seus praticantes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!