Planos de Saúde > Saúde

Entenda como funciona o plano de saúde por adesão

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Muitas vezes, contratar um plano de saúde pode pesar no bolso da maioria das pessoas, por isso, o plano de saúde por adesão se torna uma alternativa atraente. Esta modalidade faz parte dos planos coletivos oferecidos pela maioria das operadoras de planos de saúde.

 

plano de saude por adesao

Preço menor é uma das principais vantagens desta modalidade de convênio médico. Foto: iStock, Getty Images

Há dois tipos de serviços que podem ser contratados na modalidade coletiva. Um deles é o plano empresarial, quando uma empresa contrata um plano para cuidar da saúde dos seus funcionários.

Outro, é por adesão, quando está relacionado a pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como no caso de associações profissionais, sindicatos e conselhos.

Ou seja, profissionais que são afiliados a entidades de classe ou associações podem se beneficiar por adesão a planos de saúde que possuem uma tabela de preços diferenciada para este tipo de plano.

O que oferece o plano de saúde por adesão

 

Qualquer pessoa pode contratar um plano de saúde como pessoa física. Mas no caso de um plano de saúde por adesão, é necessário estar vinculado a uma entidade e em alguns casos ter carteira assinada.

O grande atrativo de contratar um plano de saúde por adesão está no preço a ser pago, já que eles costumam ser cerca de 25 a 50% mais barato do que um plano de pessoa física.

Não bastasse isso, na maioria dos planos a cobertura do plano de saúde por adesão é completa para consulta, exames, internações e cirurgias, mas é claro que isso irá depender da operadora.

Além do titular, é possível incluir dependentes em um plano de saúde por adesão, como parentes de até terceiro grau, como filhos, netos, bisnetos, avós, pais, irmãos e parentes por afinidade de até segundo grau, como esposa, marido, conviventes de união estável, enteados, etc.

Esse tipo de plano de saúde contratado deve oferecer ao usuário uma lista de consultas, exames e tratamentos oferecidos nesta modalidade. Isso é importante para saber se este tipo de plano realmente atende às suas necessidades do contratante e de sua família.

No caso de um plano coletivo por adesão, nem todos dão direto à internação hospitalar, por isso, se esta for uma questão importante para você, é preciso olhar se isso consta no contrato esta opção.

Outra questão importante na contratação deste tipo de convênio de saúde está em sua rede credenciada. Veja se os hospitais, laboratórios e médicos são de fácil acesso para você e sua família e se esta rede não é limitada, o que pode dificultar uma emergência, por exemplo.

Cuidados ao contratar plano de saúde por adesão

 

Muitos profissionais autônomos, ou empregados onde sua empresa não oferece este benefício, podem utilizar o plano de saúde por adesão como alternativa.

Porém, é necessário conhecer quais são as regras de reajuste do plano, já que, em alguns casos, isso pode ser reajustado livremente pela operadora e depois de um tempo, o cliente pode pagar muito mais do que no início do plano. Em caso de planos individuais, este reajuste só pode ser feito uma vez ao ano, segundo normas da ANS.

Como quem faz esta negociação é a associação de classe ou sindicato, o cliente não conseguirá buscar uma faixa de preço que melhor se encaixe para a sua condição e necessidades.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!