Planos de Saúde

Como fazer cotação de convênio médico

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

Escolher um plano de saúde adequado para as suas necessidades e de seus familiares pode se tornar um trabalho árduo e demorado, mas compensador. Os valores dos planos têm um papel importante nessa decisão. Por isso aprenda a fazer cotação de convênio médico.

cotacao de convenio medico

É possível fazer pesquisas e buscar as melhores referências em sites. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para melhor cotação de convênio médico

 

Quanto mais você procurar por um plano específico, menos dores de cabeça terá, seja por um serviço que você precisa e seu contrato não abrange ou por questões de mal atendimento ou falta de qualidade. Veja, abaixo, algumas dicas que podem ser bem importantes na hora de avaliar o que você vai pagar pelo plano de saúde da sua família, ou mesmo individual.

1. Plano

Há vários sites que oferecem simulação de cotação de convênio médico e a primeira informação necessária para a formulação de uma tabela de preços é o tipo de plano desejado pelo cliente.

Em primeira instância, as opções de planos de saúde se dividem entre convênio médico individual ou familiar e empresarial. Nos dois casos, é necessário que você avalie suas condições de saúde. Há histórico familiar de alguma doença crônica como diabetes ou pressão alta?

Nesse caso, você vai querer um plano de saúde que cubra internações hospitalares além de consultas exames. Para aqueles que pretendem ter filhos, é importante que considerem um plano de saúde que possua cobertura obstetrícia, que garante todas as consultas pré-natais, parto e qualquer outra necessidade, além de 30 dias para o recém-nascido.

No caso dos planos empresariais, os serviços que o plano oferece acabam sendo mais genéricos, uma vez que são destinados para todos os empregados da empresa.

2. Região

Outra informação essencial para se fazer uma cotação de convênio médico é definir a área geográfica que ele vai incluir. Você pode optar pela a região que você vive, uma abrangência nacional ou até mesmo internacional. O último caso é mais indicado para pessoas que viajam para fora do país com frequência, seja para trabalho ou lazer.

Alguns países, inclusive, exigem um plano de saúde internacional para liberar a entrada do estrangeiro. Porém, não são todas as operadoras que oferecem essa abrangência.

3. Dependente

Em geral, o número de dependentes em um plano de saúde altera o valor do mesmo, por isso faz a diferença na cotação de convênio médico. No caso do plano familiar, é importante definir quantos serão os seus dependentes e qual o seu grau de parentesco.

No plano coletivo empresarial, acontece o mesmo, podendo os dependentes do empregado serem incluídos no plano. A idade dos dependentes também é um dado importante, uma vez que certas faixas etárias representam maior necessidade médica.

4. Operadoras

Depois que você definir o tipo de plano de saúde de sua preferência, os serviços que quer no seu plano de saúde, a região de abrangência dos cuidados médicos e o número de dependentes, o simulado de cotação de convênio médico apresentará a lista das operadoras que se enquadram nas informações. Escolha as que preferir e solicite a cotação.

Atenção!

 

Com a listagem das operadoras filtradas pelo site, uma boa opção é acessar o site da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), www.ans.gov.br, e fazer uma pesquisa de cada uma delas. Verificar a qualidade dos serviços, a existência ou não de multas e outras irregularidades, opiniões de usuários, etc. Pesquise em Acreditação de Operadoras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!