Planos de Saúde

Saiba da importância em ter um convênio de saúde

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em 2013, revelou que conquistar um convênio de saúde é uma das maiores aspirações da população brasileira, ficando atrás somente do desejo de conquistar a casa própria. Números mostram que a quantidade de felizardos contemplados com plano de saúde no País chega hoje a cerca de 25%.

E os outros 75% vão se espremendo em filas e esperas, dependentes de um Sistema Único de Saúde (SUS) com muitas deficiências, e sonhando com o dia em que poderão receber atendimento médico de qualidade, na hora em que se necessita, e com um diagnóstico mais preciso e mais moderno.

 

convenio de saude

Tranquilidade e certeza de atendimento estão entre maiores vantagens de um plano. Foto: iStock, Getty Images

 

Convênio de saúde compensa pela tranquilidade

 

Esta é, sem dúvida, a grande referência que pode ser feita quando se pensa em aderir a um convênio. Enquanto os valores do mercado para este benefício martelam na nossa cabeça, é bom lembrar também das doenças, que surgem sem aviso prévio; dos sinistros, acidentes que demandam de atenção e cuidados médicos específicos, cirurgias, exames, internações.

O convênio de saúde não é só um investimento, mas também uma maneira de poupar dinheiro. Considere que despesas hospitalares, tratamentos, exames, consultas com especialistas, cirurgias, são muito altas, se tiverem que ser desembolsadas sem um plano de saúde.

Muitas vezes, o usuário se certifica da importância do convênio no momento em que percebe que uma consulta médica pode custar o mesmo que uma mensalidade, dependendo do convênio que ele possui.

Por tudo isso, nos dias de hoje, é fundamental ter um convênio de saúde. Aqueles que se aproximam da terceira idade devem aderir ao convênio desde cedo, para evitar os reajustes abusivos.

E se você é do tipo de idoso ativo, que trabalha, se exercita e tem cuidados preventivos, vale aquela velha frase, que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. Todos estão suscetíveis à doenças.

Aos que estão constituindo uma família, que inclui um cônjuge e planos futuros de ter filhos, aderir a um convênio é uma forma de garantir atendimento à saúde da família, de manter distante problemas que podem ocorrer em uma gravidez, de poder escolher profissionais médicos e hospitais com referências de qualidade e de proteger os que você ama.

Convênio de saúde mais acessível

 

Os convênios também estão cada vez mais acessíveis. Hoje, por exemplo, se você é um profissional liberal e não quer um plano individual, pode também optar pelo convênio coletivo e aderir pela sua entidade de classe.

Para as empresas, proporcionar um convênio de saúde aos seus funcionários, significa agilização dos tratamentos e atendimentos, menos tempo fora empresa e mais condições para obter maior produtividade. Os emopregadores passam a ter ainda uma relação de maior credibilidade junto aos funcionários.

O convênio de saúde também pode ter a função de motivador para o  quadro funcional e no momento de escolher por uma empresa onde trabalhar, ter o plano de saúde pesa muito na decisão do profissional.

De qualquer forma, se você sabe dos riscos que corre, certamente vai pensar em poupar uma parte do seu salário para estas situações. Então,  comece a considerar todas as formas possíveis de se aderir a um convênio médico, porque não?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!