Saúde

Conheça os sintomas do infarto agudo do miocárdio

Por Redação Doutíssima 05/03/2015

O infarto agudo do miocárdio, conhecido popularmente como ataque cardíaco, atinge cerca de 400 mil brasileiros por ano e é responsável pela morte de 66 mil, segundos dados do Ministério da Saúde.

 

infarto agudo do miocardio

Estresse e colesterol alto são considerados fatores de risco para ataque cardíaco. Foto: iStock, Getty Images

 

Tabagismo, colesterol alto, hipertensão e estresse são os principais fatores de risco da doença.  O infarto agudo do miocárdio se caracteriza pela redução drástica da circulação do sangue no coração, o que provoca a falta de oxigenação do órgão e consequentemente afeta seu funcionamento, podendo levar à morte.

 

Causas e sintomas do infarto agudo do miocárdio

 

O infarto agudo do miocárdio é considerado uma doença multifatorial, pois é um conjunto de fatores simultâneos, e não apenas um, que o provoca.

As manifestações clínicas são bem específicas, como sensação de pressão no peito, aperto e queimação, dor contínua no tórax ou no peito que erradia por todo o lado esquerdo, arritmia cardíaca, azia e palpitações prolongadas.

 

Algumas pessoas ainda podem manifestar tontura, quase desmaio, suor excessivo, náuseas, vômitos, agitação e ansiedade. Pessoas com diabetes têm menos sintomas ou sequer têm algum durante um infarto.

 

O ataque cardíaco resulta de anos de exposição aos fatores de risco, por isso, é uma doença que pode ser evitada. Bebida alcoólica, tabagismo, obesidade,  hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, estresse, sedentarismo e fatores genéticos.

 

Tratamento para o infarto agudo do miocárdio

 

O tratamento inicial tem a intenção de reduzir os danos causados no miocárdio e evitar complicações que podem ser fatais. Medicamentos serão administrados e os hábitos de vida devem mudar, cigarro e álcool devem ser abandonados, e o controle da pressão, do colesterol e diabetes é obrigatório.

 

Dependendo do tipo de ataque cardíaco e da extensão do entupimento das artérias, uma desobstrução, como a angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, pode ser necessária.

Ponte de safena ou da artéria mamária, angioplastia e colocação de stent, que funciona como se fosse uma grade extensora dentro da artéria, também são procedimentos passíveis.

 

Após a realização dos procedimentos, é importante que o paciente continue recebendo acompanhamento médico e, além disso, é necessário continuar o controle em relação aos fatores de risco. Ou seja, o paciente realmente precisa mudar os hábitos do dia a dia.

 

Medidas para evitar o infarto agudo do miocárdio

 

O infarto agudo do miocárdio é uma doença perfeitamente evitável. A lesão no coração não acontece de uma hora para outra, mas após exposição prolongada aos fatores de risco.

Para evitar as complicações do infarto e mesmo o óbito, registrado dois a cada dez casos, mantenha sua saúde em dia e tenha cuidado com hábitos exagerados.

 

1. Alimentação       

 

Mantenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e pobre em gordura e açúcar.

2. Vícios      

Evite o tabagismo e o alcoolismo;

3. Pressão     

 

Controle a pressão arterial e as taxas de colesterol do sangue.

 

4. Diabetes

 

Evite ou controle o diabetes.

5. Obesidade     

Controle o peso, obesidade é fator de risco importante.

 

6. Atividades      

Pratique exercício físico regularmente.

7. Estresse      

Mantenha o nível de estresse controlado.

8. Casos na família

Pessoas com histórico de doenças cardíacas devem manter tratamento para controle da doença.

9. Médico

Faça consultas regulares ao médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!