Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para recuperar um desmaio

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

Na maioria das vezes, a pressão arterial baixa tem como desagradável consequência o desmaio. Há a possibilidade de uma recuperação com medidas caseiras, mas é importante que, depois da relativa recuperação, o indivíduo procure auxílio médico.

Desmaio

Alguns métodos caseiros podem ajudar na recuperação após um desmaio. Foto: Shutterstock

Medidas caseiras para recuperação de um desmaio

Um método de aumentar a pressão arterial que é um dos mais usados para recuperar ou prevenir um desmaio é o suco de beterraba crua. O preparo é bem simples e ajuda até a prevenir novos episódios.

Para dois copos de suco de beterraba, que é o mais indicado, você vai precisar apenas de uma beterraba. Bata no liquidificador com um pouco de água e estará pronto para ser consumido, prevenindo quadros de desmaio. Outra opção bem mais prática que preparar o suco é o uso do sal de cozinha: dilua uma colher das de sopa em um copo d’água e beba. Você ainda pode tomar água morna com canela.

Um outro remédio natural que pode ser usado como prevenção é um chá de gengibre. Você vai utilizar três colheres das de sopa da raiz de gengibre ralada e uma pitada de pimenta caiena em um copo d’água. Deixe ferver por alguns minutos e espere meia hora antes de tomar.

Causas do desmaio

O desmaio pode ser causado por outras condições do organismo, além da baixa pressão arterial, como ansiedade, estresse emocional, exaustão por causa do calor, abuso de drogas ou nível baixo de açúcar no sangue. Ou ainda por doenças como anemia, choque de insulina e falta de oxigênio.

Assim, livrar-se de situações que causem o estresse, tanto físico quanto emocional, é uma das medidas mais importantes para evitar quadros de desmaio, especialmente se você já passou por isso.

Outra medida fundamental, para prevenir muitas complicações é procurar manter o corpo sempre hidratado. Nunca deixe de tomar água – coloque isso como regra em sua rotina.

Como ajudar alguém vítima de desmaio

Caso você precise ajudar alguém que tenha desmaiado, preste atenção nessas dicas básicas. Em primeiro lugar, verifique se a vítima apresenta pulso e está respirando. Se não estiver respirando, peça ajuda imediatamente pelo 192. Se estiver, você pode tomar as seguintes medidas:

– Deite a vítima no chão, de barriga para cima e coloque suas pernas em um nível mais alto que o da cabeça, cerca de 30 a 40 centímetros.

– Aplique uma compressa ou pano frio na testa da vítima por alguns minutos.

Caso o paciente demore mais de um minuto para acordar, o mais indicado é chamar uma ambulância e aguardar atendimento especializado. Deite-a de lado para evitar asfixia por vômito. E se a vítima estiver prestes a desmaiar, o que você pode recomendar que ela se sente e mantenha a cabeça entre os joelhos. Não saia de perto da vítima até que o socorro médico chegue.

Caso a vítima tenha acordado sem a necessidade de intervenção médica, é importante que, posteriormente busque atendimento especializado para investigar as causas do desmaio. Principalmente se  alguns dos sintomas abaixo ocorrerem:

– Repetição do quadro na semana seguinte

– Se tiver sido a primeira ocorrência

– Se houver sinais de hemorragia interna, como fezes negras ou sangue na urina

– Sintomas como falta de ar, vômito excessivo ou problemas de fala, logo acordar.